O confronto nas oitavas de final da Copa do Brasil tinha “cara de decisão antecipada”, mas o Flamengo transformou a ida contra o Palmeiras em um jogo de “ataque contra defesa”. Com amplo domínio e volume ofensivo, o time de Tite venceu por 2 a 0 os comandados por Abel Ferreira, nesta quarta (31), no Maracanã.
As 17 finalizações dos mandantes contra um único chute dos visitantes refletem o que foi o jogo. Apesar disso, os gols de Pedro e Luiz Araújo só saíram na etapa final.
Com o resultado, o Rubro-Negro se classificará até com uma derrota por um gol de diferença na volta. O Verdão precisará vencer por três ou mais gols para evitar os pênaltis e avançar.
Os próximos compromissos
A partida decisiva entre Flamengo e Palmeiras acontece na próxima quarta, dia 7 de agosto, às 20h (de Brasília) no Allianz Parque, em São Paulo.
Antes, os times entram em campo pela 21ª rodada do Brasileiro. No sábado (3), às 21h30, o Rubro-Negro visita o
A equipe de Abel Ferreira vai a Porto Alegre, onde enfrentará o
Flamengo vai para cima
O relógio ainda não marcava 20 segundos quando Everton Cebolinha invadiu a área e finalizou forte, na rede pelo lado de fora, da meta de Weverton.
Foi o primeiro dos lances de perigo do Flamengo, que partiu para cima empurrado por sua torcida, e pressionou o Palmeiras até os 20 minutos.
Foi, também, a primeira boa jogada construída pelo lado esquerdo, na dobradinha do atacante com Ayrton Lucas. O lateral foi presença constante no ataque.
Saída do Cebolinha
O time de Tite trabalhou em velocidade para ameaçar o rival. A melhor chance foi aos 15, com Pedro desviando cruzamento de calcanhar, mas Weverton defendeu.
Porém, o ritmo diminuiu justamente quando Cebolinha, uma das saídas para o ataque, foi substituído com dores musculares. O cenário do jogo mudou a partir daí.
Rony em apuros
O Rubro-Negro seguiu com a posse de bola - fechou o primeiro tempo com 74% -, mas não conseguiu mais acelerar, e o volume ofensivo caiu.
O time de Abel Ferreira, que só havia chutado uma vez com Moreno aos dois minutos, passou a encaixar contra-ataques, mas Rony não teve condições de enfrentar os zagueiros rivais.
O Flamengo repetiu bom início de jogo e, após o intervalo, voltou a pressionar o Palmeiras. Desta vez, os ataques saíram pela direita.
Rony, do Palmeiras, levou a pior no confronto com o sistema defensivo do Flamengo
Cenário se repete
Em três minutos, Varela e Arrascaeta chegaram à linha de fundo e cruzaram. Na primeira, Luiz Araújo chutou em cima da zaga. Na segunda, ninguém alcançou.
O terceiro lance de perigo em seis minutos começou na puxada de contra-ataque de Gerson, passou por De La Cruz e terminou em ótima defesa de Weverton em chute de Arrascaeta.
Pedro, o artilheiro!
A marcação alta dificultou e o Palmeiras abusou dos chutões sem sucesso. Em um desses, o Flamengo precisou de poucos toques para chegar, enfim, ao gol no Maracanã.
Léo Pereira interceptou o lançamento, Pulgar ficou a bola e encontrou Gerson. Na entrada da área, o camisa 8 viu a passagem de Luiz Araújo.
O cruzamento de primeira foi preciso, no pé direito de Pedro, que empurrou para a rede: 1 a 0 aos 12 minutos do segundo tempo. Foi o 29º gol do camisa 9 em 2024!
Luiz Araújo comemora o gol na partida entre Flamengo e Palmeiras, pela Copa do Brasil
Golaço de Luiz Araújo
Em vantagem, o Flamengo passou a jogar ainda mais confortável no Maracanã e aproveitou o erro de Gustavo Gómez para ampliar.
O passe foi no pé de Pedro, que armou o contra-ataque com De La Cruz. A enfiada do uruguaio foi perfeita, assim como a finalização de Luiz Araújo: 2 a 0 aos 28!
Tite e Abel fizeram todas substituições possíveis a partir daí. Quem esteve mais perto de mexer no marcador, de todo modo, foi o Flamengo até o apito final.
Flamengo 2 x 0 Palmeiras
Flamengo
Matheus Cunha; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Allan), De La Cruz (Léo Ortiz), Gerson (Wesley) e Arrascaeta; Everton Cebolinha (Luiz Araújo) e Pedro (Gabi) - Técnico: Tite.
Palmeiras
Weverton; Giay (Mayke), Vitor Reis, Gustavo Gómez e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos (Lázaro), Zé Rafael (Gabriel Menino), Raphael Veiga (Dudu) e Felipe Anderson; Rony (Flaco López) Técnico: Abel Ferreira
Gols: Pedro (12'/2ºT), do Flamengo
Cartão amarelo: Erick Pulgar (FLA); Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Vitor Reis, Lázaro (PAL)
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 3.832.882,50 / 59.502 pagantes / 64.706 presentes
Motivo: oitavas de final da Copa do Brasil
Data e horário: 31 de julho de 2024, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (SP)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Bruno Boschilia (Fifa/PR)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa/MG)