Ouvindo...

Brasil encara a ‘favorita’ Colômbia por primeiro lugar do grupo na Copa América

Colombianos estão invictos há 25 jogos e venceram Seleção Brasileira em novembro de 2023; liderança da chave evita cruzamento com o Uruguai nas quartas

A Seleção Brasileira tem que ganhar da Colômbia, nesta terça-feira (2), para terminar como líder do Grupo D da Copa América dos Estados Unidos. O jogo no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na região de San Francisco, começa às 22h (de Brasília).

Com seis pontos em duas partidas, os colombianos lideram dois pontos à frente do Brasil. Se empatar, o time de Dorival Júnior se garante como segundo, independentemente do resultado entre Costa Rica e Paraguai, que se enfrentam no mesmo horário no Q2 Stadium, em Austin.

Mas mesmo se a Seleção perder, a vaga está encaminhada porque os costa-riquenhos precisam bater os paraguaios e tirar uma diferença de saldos de gols de seis, algo improvável. Ser segundo colocaria o Brasil no caminho do forte Uruguai nas quartas de final, algo indesejável.

Depois de empatar sem gol contra a Costa Rica na estreia, e depois deslanchar nos 4 a 1 sobre o Paraguai, o Brasil tem pela frente um adversário indigesto nesta noite de terça-feira.

A Colômbia não perde há 25 jogos. A última derrota foi em fevereiro de 2022, para a Argentina, 1 a 0, nas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Em novembro de 2023, a Colômbia bateu o Brasil por 2 a 1, ainda com Fernando Diniz como treinador, em jogo realizado em Barranquilla pelo qualificatório para a Copa de 2026.

Por esse contexto, a Colômbia é a favorita no Levi’s Stadium?

“Talvez não seja o favorito [o Brasil], mas é muito respeitado. Já joguei sendo favorito e perdi, já joguei não sendo e ganhei. Deixa os outros serem favoritos e se formos campeões é o que importa. É a maneira do Dorival de pensar e isso não muda muito. Quando entra em campo, ninguém quer enfrentar a Seleção Brasileira”, disse o volante Bruno Guimarães.

Os times

Dorival fez algum mistério, mas deve manter o time que iniciou a partida contra o Paraguai. Mesmo com quatro jogadores pendurados com um cartão amarelo, o treinador avisou que não vai poupar por causa disso.

“Os cartões não serão levados em conta. Vamos entrar com a melhor equipe possível. Alterações somente dentro da necessidade de uma partida. Estamos estudando bastante o adversário, uma excelente equipe e vamos fazer a melhor escalação possível”, disse Dorival Júnior.

O zagueiro Éder Militão, o lateral-esquerdo Wendell, o meia Lucas Paquetá e o atacante Vinícius Júnior estão pendurados e se receberem um amarelo nesta terça estão fora das quartas de final.

Dorival não quis confirmar o time na entrevista coletiva, nesta segunda-feira (1), porque disse que vai analisar questões físicas. A tendência, porém, é a manutenção do 11 inicial que teve boa atuação contra o Paraguai, com Wendell na lateral esquerda e Savinho no ataque.

“Estamos avaliando [questão física]. Ao longo do período de preparação, chama a atenção positivamente que tivemos todo cuidado possível para não extrapolar e acontecer uma lesão. Até o momento nada aconteceu justamente por esse cuidado. Alterações irão acontecer no caso de uma necessidade ou por motivo tático ou técnico”, disse o treinador da Seleção Brasileira.

O técnico Néstor Lorenzo, da Colômbia, pode poupar o volante Richard Ríos, do Palmeiras, e o meia Jefferson Lerma, do Crystal Palace-ING, que estão pendurados com um cartão amarelo. Mateus Uribe, que joga no Catar, e Kevin Castaño, do Krasnodar-RUS, têm chance de aparecer no meio de campo.

Outra mudança pode ser no ataque, com Borré, do Inter, entrando na vaga de Jhon Córdoba, outro que joga no Krasnodar. James Rodriguez, do São Paulo, está confirmado no meio de campo e vai reencontrar Dorival, com quem trabalhou na equipe paulista.

Brasil x Colômbia

Brasil

Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Savinho, Rodrygo e Vini Jr. Técnico: Dorival Júnior.

Colômbia

Camilo Vargas; Daniel Muñoz, Carlos Cuesta, Davinson Sánchez e Johan Mojica; Kevin Castaño, Matheus Uribe, Jhon Arias e James Rodríguez; Luis Díaz e Borré. Técnico: Néstor Lorenzo.

Motivo: 3ª rodada da fase de grupos da Copa América
Data e horário: 2 de julho de 2024 (terça-feira), às 22h (de Brasília)
Local: Levi’s Stadium, em Santa Clara (Estados Unidos)

Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Auxiliares: Jorge Urrego e Alberto Ponte (ambos da Venezuela)
VAR: Mauro Vigliano (Argentina)
Transmissão: TV Globo e SporTV

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Repórter do ‘Seu nome, seu bairro’ na Itatiaia.
Leia mais