Aos 37 anos, o atacante Luis Suárez anunciou nessa segunda-feira (2) a sua aposentadoria da Seleção Uruguaia. O jogador convocou uma coletiva de imprensa na concentração do Uruguai e anunciou que a partida de sexta-feira (6), será a sua última com a camisa celeste.
Campeão mundial, Neuer anuncia aposentadoria da Seleção Alemã Edinson Cavani anuncia aposentadoria da Seleção Uruguaia; veja despedida
A equipe enfrenta o Paraguai, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Centenario, em Montevideo.
“É até difícil falar, mas sexta será o último jogo com a seleção do meu país. Eu estava analisando isso e é a hora certa, mas é muito difícil. Poderei jogar o último jogo com pela seleção com tranquilidade. Vou jogar com o mesmo entusiasmo do meu primeiro jogo, em 2007. Sempre me ensinaram a me entregar pela minha seleção. Até sexta, farei isso. Quero agradecer aos torcedores, que mandaram mensagens muito encorajadoras”, disse o atacante do Inter Miami.
Suárez na Seleção
Luis Suárez é o maior atacante da história da Seleção Uruguaia. O craque acumula 69 gols e 21 assistências em 142 jogos (128 titular).
Em 2011, o jogador conquistou seu único título com a camisa nacional. Ele levantou a taça da Copa América com direito a um gol na final contra o Paraguai e o título de melhor jogador da competição.
Com a Celeste, ele colecionou momentos marcantes em Copas do Mundo.
Em 2010, Suarez salvou o Uruguai na Copa do Mundo na África do Sul. Na prorrogação da partida das quartas de final, ele impediu o gol de Gana com a mão. O pênalti foi dado, Asamoah Gyan não marcou e o Uruguai se classificou para a semifinal nos pênaltis.
Em 2014, novamente em uma Copa do Mundo, o atacante foi suspenso após morder Giorgio Chiellini, da Itália, durante uma partida da fase de grupos. Ele foi expulso da competição, suspenso por nove partidas pela seleção nacional e banido por quatro meses de todas as atividades relacionadas ao futebol.
Reações
Nos comentários da postagem, colegas e fãs se despediram do ídolo.
“Obrigado, Luis Suárez. Companheiro, lenda e acima de tudo, amigo”, disse Diego Godín.
“Já te disse tudo o que presicava disser, goleador. Lembraremos sempre de você", comentou Marcelo Moreno.
“Melhor 9 de todos os tempos. Vou contar aos meus filhos o quão gigante você foi e o que fez um país inteiro sentir! OBRIGADO LUIS. Conseguiste uma geração sonhadora. Por causa de você, eu e muitos da minha geração sonhamos alto, em sermos jogadores de futebol, sonhamos ver a nossa seleção campeã mundial, sermos campeões da América e poder nos iludir com a nossa seleção”, se declarou o influencer e torcedor uruguaio Nico Jaffe.