Um dos grandes nomes do futebol alemão e mundial, o goleiro Manuel Neuer anunciou, nesta quarta-feira (21), o fim de seu ciclo com a camisa da seleção da Alemanha. O anúncio foi feito nas redes sociais do jogador.
Edinson Cavani anuncia aposentadoria da Seleção Uruguaia; veja despedida Ex-América e São Paulo, Aloísio ‘Boi Bandido’ anuncia aposentadoria do futebol
O atleta está se aposentando da equipe nacional após 15 anos e 124 jogos disputados. A partir de agora, o seu foco vai ser defender a camisa do Bayern de Munique.
Neuer disse que estava “tentado” continuar na seleção diante da perspectiva de permanecer para a disputa da Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México.
No entanto, o lado pessoal teve um peso determinante em sua decisão. O goleiro conversou com a família e pediu a opinião de amigos até optar pelo fim do ciclo. Com a sua saída, Marc-André ter Stegen, do Barcelona, deve assumir o posto de goleiro titular na seleção.
“Depois de longas e intensas conversas com minha família e meus amigos, decidi encerrar minha carreira na seleção. Todos que me conhecem sabem que não foi fácil tomar essa decisão. Adorei usar a camisa da seleção”, postou o goleiro nas redes sociais.
Agradecimento
No texto, o atleta disse ter orgulho da história construída com a camisa alemã.
“Quando olho para trás hoje, sinto orgulho e gratidão! Até porque conseguimos realizar nosso grande sonho no dia 13 de julho de 2014 e fomos campeões mundiais juntos no Brasil. Durante um total de 7 anos e 61 jogos, fui autorizado a liderar a seleção alemã como capitão em campo - até me lesionar. Uma honra que sempre apreciei”, disse.
“O Campeonato Europeu em casa deste ano foi outro destaque, embora infelizmente não tenha sido suficiente para o título. Porque: senti uma euforia e uma solidariedade muito especial em todo o país a cada segundo. Vamos continuar assim!”, continuou.
Por fim, Neuer encerrou agradecendo a todos que fizeram parte de sua trajetória com a camisa da Seleção Alemã.
“Muito obrigado a todos os colaboradores, supervisores, treinadores e companheiros que me acompanharam desde a minha estreia na seleção nacional, no dia 2 de junho de 2009! E gostaria de agradecer especialmente a vocês, queridos fãs, por me apoiarem ao longo dos anos!”, concluiu na legenda da postagem.
Carreira
Com 38 anos, Neuer estreou pela Alemanha em 2009 e venceu a Copa do Mundo em 2014. Seu último compromisso pela seleção nacional foi a derrota por 2 a 1 na prorrogação para a Espanha, nas quartas de final da Eurocopa 2024.
Neuer é o segundo jogador líder da seleção alemã a se aposentar do futebol internacional esta semana. Antes dele, o meio-campista Ilkay Gündogan também decidiu encerrar sua história com a equipe nacional.
Com agência