Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Equador apresenta candidatura para receber a Copa América de 2028

País deve ser único pretendente e tem apoio do governo local para a realização do evento; proposta foi enviada durante reunião do Conselho da Conmebol

A Federação Equatoriana de Futebol (FEF) apresentou a candidatura para ser sede da Copa América de 2028. A documentação foi enviada ao Conselho da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) em reunião realizada na sede da entidade, em Luque, no Paraguai, nesta quarta-feira (10).

A Itatiaia apurou que os equatorianos devem ser os únicos interessados. Se o projeto for bem avaliado pela cúpula da Conmebol haverá a indicação por aclamação em futura reunião do Conselho.

O presidente do Equador, Daniel Noboa, endossou a proposta de candidatura da FEF, dando garantias de segurança e investimentos necessários em infraestrutura que possam ser de responsabilidade do governo local.

O Equador postulava ser sede da Copa América de 2024, depois que as duas últimas edições, em 2019 e 2021, foram realizadas no Brasil. A mais recente ocorreu por aqui depois das desistências da Argentina e da Colômbia, que dividiriam a organização, mas alegaram preocupação com a pandemia de Covid-19 e com questões de segurança interna.

Mas a Conmebol decidiu realizar a edição de 2024 em parceria com a Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central) nos Estados Unidos. Será um dos eventos-teste no país para a Copa do Mundo de 2026, a qual os estadunidenses dividirão a realização com México e Canadá.

A Copa América deste ano será entre 20 de junho e 14 de julho, em 14 cidades dos EUA. Serão 16 participantes, dez da Conmebol e seis da Concacaf. O Brasil está no Grupo D junto com Costa Rica, Colômbia e Paraguai.

Com isso, o Equador precisou esperar um pouco mais para conseguir oficializar uma candidatura, o que fez agora para 2028. Há alguns anos a Conmebol definiu a periodicidade da Copa América em quadrienal, no mesmo período da Eurocopa, ou seja, nos anos pares entre os Mundiais de Seleções da Fifa.

Em 2022, Guayaquil, no Equador, foi sede da final da Copa Libertadores. O estádio Monumental recebeu Flamengo 1 x 0 Athletico-PR. Houve preocupações com relação à segurança, um tema que a Conmebol quer que a FEF e governo equatoriano tratem como prioridade no projeto para a Copa América de 2028.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais