Contratado pelo Ceará na sequência da temporada, o técnico Léo Condé foi oficialmente apresentado nesta terça-feira (2). Em entrevista coletiva, o profissional deu suas primeiras palavras como comandante do Vozão.
Durante pouco mais de uma hora, ele respondeu sobre diversos assuntos e deu a “receita” de como conquistar o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Condé foi campeão da Série B com o Vitória em 2023.
“Hoje, o Ceará tem vários predicados que fazem com que o clube possa brigar pelo acesso. Mas é uma competição muito estratégica. É jogo a jogo, passo a passo. Ontem, no primeiro bate-papo com os atletas, deixei isso bem claro para eles. Temos que fazer de cada jogo uma verdadeira final”, destacou.
O Ceará ocupa, após 13 rodadas, a oitava colocação da Segundona, com 19 pontos. São apenas três a menos que o Operário-PR, primeiro integrante do G4. De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube tem 19,3% de chances de conquistar o acesso neste momento.
Força dentro de casa
Para Condé, é preponderante que o Vozão seja um time forte dentro de seus domínios, mas que busque também pontos fora de casa. Também segundo a UFMG, o Ceará é o 6º melhor mandante da Série B, com 71,4% de aproveitamento, e o 11º melhor visitante, com 22,2%.
“Temos que buscar essa parceria para ser muito forte dentro do Castelão, se impor perante os adversários e fazer os resultados. Fora de casa, ser competitivo e inteligente para buscar pontos. É em cima disso que vamos alcançar o aproveitamento necessário para conseguir o acesso”, pontuou.
Reforços
Outro tema comentado pelo técnico Léo Condé foi a possibilidade de trazer reforços na próxima janela de transferências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O treinador garantiu que o clube deve se reforçar no mercado.
“Acabei de chegar. Lucas [Drubscky, diretor de futebol] e João Paulo [Silva, presidente] já estão monitorando, junto com o departamento de análise do clube. Já me passaram alguns nomes. Naturalmente, eu também vou trazer alguns nomes e observar o elenco dentro do que eu entender de necessidade. E aí entra também o aspecto financeiro do clube. Mas, com certeza, vamos tentar reforçar o elenco de forma inteligente”, confidenciou.
Vale lembrar que, neste momento, o Ceará está proibido pela Fifa de fazer contratações.
“Estamos com uma pendência em aberto com o time do Japão, mas já está no nosso planejamento o pagamento dessa parcela, que ocorrerá esta semana. Não vai impedir as contratações dos novos atletas”, garantiu o presidente do clube.
Modelo de jogo
Perguntado sobre o modelo de jogo que pretende implementar no Ceará, Léo Condé respondeu que deseja apenas ter uma equipe equilibrada e que seja capaz de se adaptar aos adversários.
“Tento montar as equipes de maneira muito equilibrada, para conseguir mudar a maneira de jogar dentro da própria partida. E muito também em cima das características dos atletas que temos em mão. Por estudar o elenco do Ceará, já temos uma ideia em cima do que vamos trabalhar ao longo da competição, e tentar sermos organizados e competitivos”, projetou.
Estreia contra o Santos
A estreia de Léo Condé no comando do Ceará será na próxima sexta-feira (5), às 19h (de Brasília), na Arena Castelão, pela 14ª rodada da Série B. Segundo colocado, o Peixe é um adversário direto na briga pelo acesso.
"É um jogo importante, contra um grande adversário, talvez o principal favorito ao acesso e ao título. Mas o próprio Santos vem sofrendo e tendo dificuldades na competição. Nesse pouco tempo que vou ter, é tentar passar alguma coisa que gosto e penso para chegarmos bem estruturados para esta partida”, disse Condé.