Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Apresentado pelo Ceará, Léo Condé dá ‘receita’ para o acesso na Série B

Treinador deu suas primeiras palavras como comandante do Vozão nesta terça-feira (2), em entrevista coletiva

Léo Condé, técnico do Ceará, foi apresentado nesta terça-feira (2) pelo presidente João Paulo Silva

Contratado pelo Ceará na sequência da temporada, o técnico Léo Condé foi oficialmente apresentado nesta terça-feira (2). Em entrevista coletiva, o profissional deu suas primeiras palavras como comandante do Vozão.

Durante pouco mais de uma hora, ele respondeu sobre diversos assuntos e deu a “receita” de como conquistar o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Condé foi campeão da Série B com o Vitória em 2023.

“Hoje, o Ceará tem vários predicados que fazem com que o clube possa brigar pelo acesso. Mas é uma competição muito estratégica. É jogo a jogo, passo a passo. Ontem, no primeiro bate-papo com os atletas, deixei isso bem claro para eles. Temos que fazer de cada jogo uma verdadeira final”, destacou.

O Ceará ocupa, após 13 rodadas, a oitava colocação da Segundona, com 19 pontos. São apenas três a menos que o Operário-PR, primeiro integrante do G4. De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube tem 19,3% de chances de conquistar o acesso neste momento.

Força dentro de casa

Para Condé, é preponderante que o Vozão seja um time forte dentro de seus domínios, mas que busque também pontos fora de casa. Também segundo a UFMG, o Ceará é o 6º melhor mandante da Série B, com 71,4% de aproveitamento, e o 11º melhor visitante, com 22,2%.

“Temos que buscar essa parceria para ser muito forte dentro do Castelão, se impor perante os adversários e fazer os resultados. Fora de casa, ser competitivo e inteligente para buscar pontos. É em cima disso que vamos alcançar o aproveitamento necessário para conseguir o acesso”, pontuou.

Reforços

Outro tema comentado pelo técnico Léo Condé foi a possibilidade de trazer reforços na próxima janela de transferências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O treinador garantiu que o clube deve se reforçar no mercado.

“Acabei de chegar. Lucas [Drubscky, diretor de futebol] e João Paulo [Silva, presidente] já estão monitorando, junto com o departamento de análise do clube. Já me passaram alguns nomes. Naturalmente, eu também vou trazer alguns nomes e observar o elenco dentro do que eu entender de necessidade. E aí entra também o aspecto financeiro do clube. Mas, com certeza, vamos tentar reforçar o elenco de forma inteligente”, confidenciou.

Leia também

Vale lembrar que, neste momento, o Ceará está proibido pela Fifa de fazer contratações. A punição, conhecida como transfer ban, foi protocolada no dia 26 de junho. Segundo João Paulo Silva, no entanto, esse assunto deve ser resolvido ainda nesta semana.

“Estamos com uma pendência em aberto com o time do Japão, mas já está no nosso planejamento o pagamento dessa parcela, que ocorrerá esta semana. Não vai impedir as contratações dos novos atletas”, garantiu o presidente do clube.

Modelo de jogo

Perguntado sobre o modelo de jogo que pretende implementar no Ceará, Léo Condé respondeu que deseja apenas ter uma equipe equilibrada e que seja capaz de se adaptar aos adversários.

“Tento montar as equipes de maneira muito equilibrada, para conseguir mudar a maneira de jogar dentro da própria partida. E muito também em cima das características dos atletas que temos em mão. Por estudar o elenco do Ceará, já temos uma ideia em cima do que vamos trabalhar ao longo da competição, e tentar sermos organizados e competitivos”, projetou.

Estreia contra o Santos

A estreia de Léo Condé no comando do Ceará será na próxima sexta-feira (5), às 19h (de Brasília), na Arena Castelão, pela 14ª rodada da Série B. Segundo colocado, o Peixe é um adversário direto na briga pelo acesso.

"É um jogo importante, contra um grande adversário, talvez o principal favorito ao acesso e ao título. Mas o próprio Santos vem sofrendo e tendo dificuldades na competição. Nesse pouco tempo que vou ter, é tentar passar alguma coisa que gosto e penso para chegarmos bem estruturados para esta partida”, disse Condé.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.