O Ceará perdeu, nesta sexta-feira (22), um dos seus maiores ídolos. Ex-atleta, treinador e dirigente do clube, Dimas Filgueiras, conhecido como o “soldado alvinegro”, faleceu aos 79 anos. A informação foi confirmada oficialmente pelo Vozão. A causa da morte não foi revelada.
Ex-zagueiro do clube, Dimas trabalhou em Porangabuçu entre os anos de 1972 até 2018, em diversos cargos do clube. O eterno soldado alvinegro defendeu o Time do Povo em 514 jogos. Dilmas também defendeu o Fortaleza e o Botafogo, clube em que conquistou os títulos do Carioca de 1967 e 1968.
Como técnico, foi campeão estadual pelo Vozão em 1996 e 2002. Também esteve à frente da equipe quando o Vozão foi vice-campeão da Copa do Brasil, em 1994. O ídolo alvinegro teve participação direta em 13 títulos pelo Ceará. Há alguns anos, ele havia sido diagnosticado com Alzheimer.
“O seu legado com a camisa alvinegra ficará marcado na história e na vida de todo torcedor. Obrigado por tudo que fez pelo Ceará. Por toda defesa às cores preto e branco. A Nação Alvinegra está de luto”, escreveu o Ceará, nas redes sociais.
O clube alvinegro anunciou que vai manter a bandeira a meio mastro e decretou luto oficial de dez dias após partida do eterno soldado alvinegro. “Atleta, treinador, acima de tudo, torcedor. Dimas se tornou um sinônimo do que é o Ceará Sporting Club”, publicou o clube.
Nosso maior Soldado descansou.
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) December 22, 2023
Dimas Filgueiras, um dos principais nomes da história do Ceará Sporting Club, nos deixou nesta sexta-feira (22).
O eterno soldado alvinegro defendeu o Time do Povo em 514 jogos. O seu legado com a camisa alvinegra ficará marcado na história e na… pic.twitter.com/pZsuDvCeSy