Apesar da boa sequência na Série B do Campeonato Brasileiro, com três vitórias cosecutivas, o técnico Eduardo Barroca ainda vê muito espaço para evolução do time cearense na competição nacional. O último triunfo foi imponente: 3 a 1 sobre o Londrina, na noite dessa quarta-feira (24), no Estádio do Café, no Paraná.
Os gols cearenses foram marcados por Willian Maranhão, Erick e Jean Carlos, todos no primeiro tempo. O rival diminuiu nos acréscimos da segunda etapa, com Arinze Clinton. O time cearense acumula 13 pontos e está na 9ª colocação da Série B.
“Mérito da dedicação dos jogadores, para um jogo que não tivemos tanto de preparação como para contra o Criciúma. Jogadores estão empenhados, hoje muita coisa funcionou, mas tem muita coisa a ajustar ainda. Temos que ter humildade ao olhar para isso”, disse o técnico do Ceará, Eduardo Barroca.
O time venceu o Criciúma no domingo (21), por 2 a 1, em Santa Catarina, e na rodada anterior havia feito 2 a 0 no Tombense no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Esse jogo foi sem torcida, já que o Ceará ainda cumpre punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa da invasão de campo e tentativa de agressão a atletas por parte de torcedores no jogo contra o Cuiabá, pela Série A, em outubro de 2022.
Um dos ajustes a se fazer, segundo Barroca, é a saída de bola do setor defensivo. O treinador é adepto a evitar lançamentos longos e que o time, a partir dos defensores, toque a bola com paciência para chegar ao ataque.
“A responsabilidade de construir é de toda a equipe, mas leva tempo esse trabalho de coletividade. Ajuda o fato de eu estar conseguindo repetir a escalação, mas é algo que só com repetição que funciona. Então precisamos melhorar nessa construção de jogadas, na definição, na condução da bola. Essa é minha responsabilidade”, disse Barroca.
O treinador parece ter encontrado uma formação ofensiva que renda, com Chay, Jean Carlos, Erick e Nicolas, diferentemente de seu sucessor, Gustavo Morínigo, demitido em abril, antes da final da Copa do Nordeste e depois de ter perdido os dois primeiros jogos da Segunda Divisão.
“Estamos fazendo uma Série B de recuperação, e nunca é fácil estar com essa pontuação já abaixo de outros times. Por isso essas duas vitórias fora de casa foram importantes, mas teremos que manter esse nível em casa”, disse Barroca.
O time jogará duas vezes seguidas como mandante: no domingo (28), contra o Novorizontino, e no dia 2 de junho, frente ao CRB. Duas partidas na Arena Castelão, com a permissão da entrada de torcedores, mas apenas mulheres e crianças de até 12 anos.