Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Do que o Ceará precisa para escapar do rebaixamento no Brasileiro? Veja cenários

Vozão encara líder e vice-líder nas duas últimas rodadas da competição nacional

Camisa do Ceará pendurada na trave da Arena Castelão

A duas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Ceará ainda está ameaçado pela zona de rebaixamento. Com 43 pontos, na 14ª colocação, o Vozão tem risco calculado em 7,5% pelo Departamento de Matemática da UFMG, mas depende apenas de si para assegurar a permanência na Série A.

O time alvinegro terá uma das tabelas mais duras da reta final. Na 37ª rodada, enfrenta o líder Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois, encerra a competição contra o vice-líder Palmeiras, na Arena Castelão, em Fortaleza.

No momento, dez clubes ainda podem cair, além de Sport e Juventude, já rebaixados. A zona de risco envolve equipes entre 40 e 46 pontos, o que deixa o campeonato embolado na disputa contra a degola.

1. SE SOMAR SEIS PONTOS

Se vencer Flamengo e Palmeiras, o Ceará chega a 49 pontos e elimina qualquer possibilidade de rebaixamento. Nesse caso, o Vozão não poderia ser alcançado pelos clubes que estão atrás na tabela (Vitória, Santos, Internacional e Fortaleza).

2. SE SOMAR QUATRO PONTOS

Uma vitória e um empate levam o clube a 47 pontos. Nesse caso, o Vozão só cairia em um cenário altamente improvável, dependente de combinações com Vitória, Santos e Internacional, que teriam de vencer os dois jogos e ainda tirar a diferença no saldo de gols.

Leia também

3. SE SOMAR TRÊS PONTOS

Se conquistar apenas uma vitória, o Ceará chega a 46 pontos e ainda fica confortável em relação aos adversários que estão atrás na tabela. Nesse cenário, para escapar, o Vozão precisa:

  • Que pelo menos um entre Internacional, Santos, Vitória ou Fortaleza não ultrapasse os 45 pontos;
  • Evitar prejuízos no saldo de gols, hoje em –3, empatado com Atlético e à frente de Santos, Inter e Fortaleza.

4. SE SOMAR DOIS PONTOS

Empatar com Flamengo e Palmeiras levaria o Ceará a 45 pontos, faixa em que a tabela está congestionada. Para escapar:

  • Santos, Internacional e Vitória não podem somar mais de quatro pontos;
  • O Fortaleza não pode vencer os dois jogos restantes;
  • RB Bragantino e Atlético não podem ultrapassar os 45 pontos com vantagem nos critérios de desempate.

5. SE SOMAR UM PONTO OU NÃO SOMAR PONTOS

Se o Ceará empatar apenas um dos jogos e terminar com 44 pontos ou perder as duas partidas, a permanência dependerá de múltiplos tropeços dos adversários que estão atrás na tabela:

  • Vitória não pode vencer nenhum jogo;
  • Santos e Internacional não podem conquistar mais de três pontos;
  • Fortaleza não pode somar mais de quatro pontos.

De volta à elite do futebol brasileiro em 2025, o Ceará tem como objetivo a permanência, que já poderia ter sido confirmada com antecedência, caso o clube não tivesse desperdiçado pontos importantes como mandante nessa reta final de campeonato.

O próximo compromisso do Ceará é contra o Flamengo, em jogo da 37ª rodada. A partida está marcada para esta quarta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Já no domingo (7), às 16h, o adversário será o Palmeiras, na Arena Castelão, pela última rodada.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...