Ouvindo...

Com time misto, Palmeiras cede empate no fim para o Santo André

Equipe de Abel Ferreira vencia jogo até os 43 minutos do segundo tempo

O Palmeiras mantinha a sua rotina de eficiência, ainda que com um time misto. Criava chances e vencia o Santo André, no estádio Bruno José Daniel, por 1 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo. Foi no fim do jogo, em um raro vacilo defensivo, que a equipe alviverde cedeu o empate, no confronto válido pela sétima rodada do Campeonato Paulista.

Os gols da partida foram marcados pelo atacante Flaco López, do lado alviverde, e Lohan, que acabara de entrar na partida quando definiu o placar em 1 a 1.

O time de Abel Ferreira criou várias chances ao longo do confronto e foi castigado pela ineficiência nas finalizações e pelo grande noite do goleiro Luiz Daniel.

Como fica a classificação

Apesar do resultado, o Palmeiras termina rodada como o único time invicto do Paulistão, após seis jogos - com quatro vitórias e dois empates. A equipe lidera o grupo B, com 14 pontos, e um jogo a menos em relação à maioria dos rivais.

Já o Santo André tem três pontos e segue na lanterna do grupo B. A equipe luta diretamente contra o rebaixamento e também está na última posição da classificação geral.

Próximos jogos

O Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira (15), às 19h30 (de Brasília), quando enfrenta o São Bernardo, no estádio Municipal 1º de Maio.

A partida pode marcar o retorno do atacante Endrick, que estava a serviço da Seleção Brasileira no Pré-Olímpico.

O Santo André também joga no mesmo dia e horário, mas enfrenta o Guarani, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

O jogo

O técnico Abel Ferreira decidiu poupar titulares e, com isso, mandou a campo uma equipe com mudanças da defesa ao ataque. Em campo, a primeira consequência foi uma pressão do rival.

Santo André começa bem

O Santo André, lanterna da competição, começou o jogo em cima. Antes dos 15 minutos, teve duas chances claras de gol com os atacantes Bruno Michel e Léo Passos.

Palmeiras responde

O Palmeiras, apesar das mudanças, manteve a estrutura tática habitual. O lateral Garcia fez as vezes de Marcos Rocha, fechando como um terceiro zagueiro na saída de bola.

Do lado esquerdo, Piquerez fez uma dobradinha com Caio Paulista. No meio, Zé Rafael voltou a jogar mais adiantado, como o homem de criação.

Aos poucos, o Palmeiras começou a rodar a bola e pressionar mais o adversário. Criou, em sequência, três chances. A primeira com uma jogada individual de Richard Ríos, destaque do time, e outras duas mal finalizadas por Flaco López.

Breno Lopes sumido

O ponto fraco do setor ofensivo do Palmeiras foi Breno Lopes. Pouco se movimentou e criou.

Segundo tempo abre com gol

Setor mais produtivo da equipe, o lado esquerdo foi o caminho que levou o Palmeiras a abrir o placar, aos dois minutos da etapa final.

Depois de uma deixadinha de Zé Rafael, Caio Paulista deu assistência para López fazer o quarto gol dele em seis jogos na temporada.

Ponte Caio Paulista/Flaco López

O Palmeiras continuou explorando o lado esquerdo depois do gol com a conexão Caio Paulista/Flaco López. Por pouco, o argentino não marcou o segundo de cabeça e depois com um chute forte.

Flaco López aplaudido

Autor do primeiro gol, o argentino foi o principal finalizador das jogadas. Aos 20, ele ainda completou uma cobrança de escanteio de cabeça e só parou em uma grande defesa de Luiz Daniel.

Em seguida, foi substituído por Rony sob muitos aplausos da torcida alviverde.

Castigo no fim

O Palmeiras dominava o jogo. Ficava a todo instante com a bola no ataque, mas, no fim da partida, foi castigado. O Santo André aproveitou uma rara brecha deixada por Piquerez e lançou a bola na área.

Lohan, recém-acionado do banco de reservas, cabeceou para uma grande defesa de Weverton. Na cobrança do escanteio, logo na sequência, o próprio Lohan fez o gol, que puniu o Palmeiras por não ter definido o resultado antes.

Santo André 1 x 1 Palmeiras

Santo André

Luiz Daniel; Afonso, João Maistro (Enzo), Walce e Igor Fernandes; Wellington Reis (Sousa), Dudu Vieira, Geovane e Marciel (Robinho); Bruno Michel (Felipe Ferreira) e Léo Passos (Lohan). Técnico: Marcelo Fernandes

Palmeiras

Weverton; Garcia, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Fabinho, Richard Ríos (Gabriel Menino) e Zé Rafael (John John); Breno Lopes (Luís Guilherme), Flaco López (Rony) e Caio Paulista (Aníbal Moreno). Técnico: Abel Ferreira

Gols
Flaco López (2min2ºT); Lohan (43min2ºT)

Cartões amarelos
Walce, Afonso (Santo André);

Motivo: sétima rodada do Campeonato Paulista
Data: 12 de fevereiro de 2024 (segunda-feira)., às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)

Árbitro: Lucas Canetto Bellote
Auxiliares: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Rafael Tadeu Alves de Souza
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.
Leia mais