Ouvindo...

Efetivo, São Paulo vence Corinthians e quebra longo tabu

Tricolor ganha por 2 a 1 pelo Paulistão e consegue primeira vitória na Neo Química Arena; Timão chega a três derrotas seguidas

Calleria comemora gol do São Paulo sobre Corinthians

Foram 11 vitórias e sete empates. Ao todo, 18 jogos de invencibilidade do Corinthians distribuídos por quase dez anos. Tempo de toda a existência da Neo Química Arena. Tempo de toda a angústia do São Paulo. Mas, nesta quarta-feira, a boa largada do Tricolor e a largada ruim do Alvinegro nesta temporada fizeram o tabu ruir. Os comandados de Thiago Carpini venceram o Majestoso por 2 a 1 nesta terça-feira (30), pela quarta rodada do Campeonato Paulista.

Os gols da partida foram marcados por Calleri e Luiz Gustavo. Arthur Sousa descontou para os mandantes. No fim, o placar coroou o time que prezou pela continuidade do elenco e ainda conseguiu qualificá-lo, ante um rival que está penando para se reconstruir e ainda teve um jogador expulso no primeiro tempo.

Classificação

Vencedor do clássico, o São Paulo continua como líder do grupo D, agora com dez pontos. O Corinthians, por outro lado, estaciona nos três pontos e ocupa a segunda posição do grupo C e pode ser ultrapassado pelo Mirassol, que duela com o Guarani nesta quarta-feira (31). A equipe alvinegra não vence há três partidas.

Próximos jogos

Às 11h (de Brasília) do próximo domingo, o Corinthians retorna à Neo Química Arena para enfrentar o Novorizontino pela quinta rodada do Paulistão.

O São Paulo, por sua vez, volta a campo às 16h do próximo domingo (4) para a disputa da Supercopa do Brasil. A equipe encara o Palmeiras, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Pelo Paulista, o Tricolor tem compromisso apenas na quarta-feira (7), às 21h35, contra o Água Santa, no MorumBis, em São Paulo.

Início equilibrado

Apesar de ter entrado em campo em uma fase delicada, o Corinthians conseguiu igualar o clássico nos primeiros 15 minutos. Após iniciar o jogo com as linhas baixas, a equipe alvinegra começou a se arriscar no ataque, principalmente usando Fagner como escape pelo lado direito.

São Paulo cirúrgico

Apesar do começo do rival, o São Paulo se mostrou mais incisivo no ataque. A partida começou a virar para o lado tricolor aos 16 minutos, quando, após cobrança de escanteio, Luciano perdeu o que era a melhor oportunidade até então.

Três minutos depois, Wellington Rato descolou um lançamento impressionante para Calleri, que ganhou a disputa com Félix Torres e tocou na saída de Cássio para abrir o placar.

Caetano é expulso

O resultado, naturalmente, trouxe ainda mais tensão para o lado alvinegro. Mas a equipe de Mano Menezes esteve muito perto de empatar com Raniele. O volante quase marcou de cabeça, após cobrança de escanteio, aos 29.

Aos 43, no entanto, o Corinthians levou outro duro golpe. O VAR acionou o árbitro Vinícius Gonçalves Dias Araújo e flagrou Caetano levando a mão ao rosto de Luciano. O zagueiro foi expulso, e o São Paulo foi para o intervalo com mais vantagem do que pensou em ter.

São Paulo amplia no começo do segundo tempo

O técnico do São Paulo seguiu com o plano de evitar maior desgaste dos jogadores e mexeu em três peças no intervalo. E foi justamente de um dos atletas que saiu do banco de reservas que o São Paulo ampliou o placar.

Aos cinco minutos, Wellington Rato colocou a bola na cabeça de Luiz Gustavo, que, sozinho, fez o segundo gol tricolor e o segundo gol dele em três jogos pelo São Paulo. O Corinthians ainda encontrou forças para acertar a trave com Yuri Alberto e depois quase marcou com Wesley, mas Rafael fez boa defesa.

Corinthians diminui a vantagem

No fim, aos 45 minutos, o Corinthians ainda diminuiu com Arthur Sousa. Foi um belo chute. Mas, o São Paulo foi mais efetivo e desfez um tabu para chegar também forte na disputa da Supercopa com outro rival.

Corinthians 1 x 2 São Paulo

Corinthians

Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo; Raniele (Arthur Sousa), Fausto Vera (Raul Gustavo), Matías Rojas (Wesley) e Romero (Kayke); Yuri Alberto (Ryan). Técnico: Mano Menezes

São Paulo

Rafael; Rafinha (Moreira), Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson (Luiz Gustavo), Wellington Rato (Nikão), Luciano (Ferreira) e Lucas (Galoppo); Calleri. Técnico: Thiago Carpini

Gols

Arthur Sousa (45min2°T)

Calleri (19min1°T) e Luiz Gustavo (5min2ºT), do São Paulo

Cartões amarelos

Romero, Raul Gustavo (Corinthians); Alisson, Calleri, Welignton (São Paulo)

Cartão vermelho

Caetano (43min1ºT), do Corinthians

Público: 43.481 pessoas
Renda: R$ 2.488.558,50

Motivo: quarta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista
Data: 30 de janeiro de 2024 (terça-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo

Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.