O
Abaixo, a Itatiaia traz um panorama sobre os objetivos de cada uma das doze equipes na última rodada. Exceto o Cruzeiro, que já está matematicamente classificado às semifinais, todos os outros times ainda têm pelo que “lutar” na competição.
Luta pela semifinal
Tombense
A começar pelo Tombense, atualmente com a melhor campanha do Estadual. É o time que tem a “missão” teoricamente mais fácil na última rodada. Líder do Grupo A, com 13 pontos ganhos e quatro vitórias, o Gavião-Carcará depende apenas de suas forças para avançar.
Se vencer o Villa Nova, no Estádio Municipal Castor Cifuentes em Nova Lima, a equipe comandada por Raul Cabral conquistará a melhor campanha da primeira fase, independentemente de qualquer outro resultado.
Se tropeçar, para ser o primeiro do Grupo A, o Tombense terá que torcer para que o Atlético não vença o Itabirito no Mineirão, em Belo Horizonte.
Caso o Galo triunfe e o Tombense tropece, Raul Cabral e seus comandados teriam que torcer por derrotas do América para o Aymorés e empate entre Athletic e Betim. Nesse cenário, o Gavião conquistaria a vaga na semifinal como segundo melhor colocado.
Atlético
Atual pentacampeão mineiro, o Atlético é outro que depende apenas de suas forças para ir à semifinal. Se o Galo vencer o Itabirito no Mineirão, estará classificado, pelo menos como melhor segundo colocado entre todos os grupos.
Para chegar ao primeiro lugar e, consequentemente, a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Mineiro, Cuca e seus comandados teriam que vencer o Gato do Mato, além de torcer por um tropeço do Tombense contra o Villa Nova.
No pior dos cenários, ainda que perca seu jogo, o Galo mantém as chances de classificação. Para que isso ocorra, basta que o Athletic vença o Betim, e o América não pontue contra o Aymorés.
Betim
No Grupo A, o Betim é quem necessita da maior combinação de resultados.
Atual terceiro colocado, com 12 pontos, o Betim precisa, pelo menos, empatar contra o Athletic, desde que Atlético e América percam seus jogos.
Em caso de vitória contra o Esquadrão de Aço em São João del-Rei, o Time da Cidade precisa que Atlético ou Tombense tropecem.
Athletic
Se vencer o Betim, além de eliminar um rival direto na luta por uma vaga na semifinal, o Athletic se classifica na primeira colocação do Grupo B, uma vez que já está a frente do América.
América
Já o Coelho, por sua vez, precisaria pelo menos empatar, além de torcer por uma derrota do Athletic.
Vale lembrar que, se o América vencer o seu jogo e o Athletic também triunfar, William Batista e seus comandados teriam que contar com tropeços de Atlético ou Tombense para se classificarem como melhor segundo colocado.
Série D e Troféu Inconfidência
A Federação Mineira de Futebol (FMF) tem direito a três vagas na Série D 2026. Elas são destinadas aos três melhores clubes classificados que não estejam disputando as Séries A, B ou C em 2025. Até aqui, o Betim Futebol é a única equipe já matematicamente garantida. Uberlândia, Itabirito, Democrata-GV, Aymorés e Pouso Alegre ainda lutam por duas vagas.
Já o Troféu Inconfidência é disputado de acordo com a classificação da primeira fase do Mineiro. Se o campeonato terminasse na 7ª rodada, Betim, Uberlândia, Itabirito e Democrata-GV estariam na disputa.
Luta contra o rebaixamento
Para a temporada 2025, a FMF, entidade organizadora do Campeonato Mineiro, extinguiu a disputa do triangular do rebaixamento. Desse modo, as duas equipes com piores campanhas entre os doze times estarão rebaixados ao Módulo II.
Atualmente, Pouso Alegre e Villa Nova ocupam essas posições. No entanto, além dos dois já citados, Aymorés, Itabirito e Democrata-GV ainda correm riscos, sendo que, para os últimos dois, as chances são remotas.
Jogos da última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro
Veja todos os jogos da última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro, marcados para começar, simultaneamente, às 19h45 (de Brasília) desta quarta-feira (12):
- América x Aymorés, na Arena Independência, em Belo Horizonte;
- Atlético x Itabirito, no Mineirão, em Belo Horizonte;
- Democrata-GV x Cruzeiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas;
- Villa Nova x Tombense, no Estádio Municipal Castor Cifuentes, em Nova Lima;
- Athletic x Betim, na Arena Sicredi, em São João del-Rei;
- Pouso Alegre x Uberlândia, no Manduzão, em Pouso Alegre.