Isso porque o Coelho conseguiu a classificação às semifinais da competição, na condição de campeão do grupo B, e vai enfrentar o Cruzeiro. O time de Ubá, por sua vez, acabou rebaixada ao Módulo II do estadual.
Panorama do Campeonato Mineiro
Com todas as partidas da rodada disputadas simultaneamente, foi possível ter o panorama final da primeira fase logo após os confrontos. O único time que já estava classificado era o Cruzeiro, campeão do grupo C.
Se juntaram à equipe celeste: Tombense (campeão do grupo A); América (campeão do grupo B); e Atlético (do grupo A, mas melhor 2º colocado da competição).
Os duelos da semifinal serão entre: Tombense x Atlético; e América x Cruzeiro. Equipes à esquerda serão mandantes no segundo duelo.
Por outro lado, os rebaixados foram Aymorés e Villa Nova, ambos do grupo C.
Aymorés começa com tudo, e América demora para reagir
As principais ações no começo da partida vieram do Aymorés, visitante no Independência. Correndo risco de voltar ao Módulo II do Campeonato Mineiro, a equipe de Ubá partiu para cima do Coelho e chegou muito perto do gol. O obstáculo foi o goleiro Matheus Mendes, que fez ao menos duas intervenções fundamentais para manter a meta segura.
O América, do outro lado, até conseguia conduzir a bola para o campo de ataque, mas errava muitos passes próximos à área e não imprimia pressão. A primeira chance do Coelho foi só aos 31 minutos, em cabeçada de Cauan Barros para fora.
Nenhum chute a gol do Coelho
A segunda metade do primeiro tempo foi melhor para o América, mas ainda sem produtividade. O Coelho tentou muitos cruzamentos, por ambos os lados, mas via Jonathas sob forte marcação.
Praticamente nos acréscimos, Adyson teve boa chegada pela direita e finalizou no travessão. Entretanto, não houve maior perigo por parte da equipe americana, que terminou o primeiro tempo sem exigir qualquer defesa do goleiro Luisão.
‘Outro América’ na volta do intervalo
A falta de finalizações certas do América parou antes mesmo dos 10 minutos da etapa final. No time, a única mudança foi a entrada do garoto Samuel no lugar de Júlio, pela direita, mas no desempenho, a alteração foi muito além.
Seja pelo meio ou por ambas as laterais, o Coelho passou a chegar com mais perigo, acertando os passes na intermediária. Logo aos 8 minutos, Ricardo Silva teve duas chances em cabeçadas e quase abriu o marcador. A pressão americana foi maior e mais eficiente na volta do intervalo.
‘Blitz’ americana, mas nada de gol
Cobrado também pelos torcedores no Independência, o América aumentou a pressão e deixou a formação em campo ainda mais ofensiva. A posse de bola, que já era dominante, passou a ser praticamente integral, deixando poucos espaços para escapadas do Aymorés.
O problema foi justamente a postura do time de Ubá, que se postou muito bem na entrada da área e fazia de tudo para evitar qualquer tipo de perigo. A equipe americana tentava espaçar o jogo pelas pontas e conseguiu boas jogadas, mas não a ponto de aumentar as chances de marcar.
Mesmo com o placar inalterado, o Coelho avança às semis do Mineiro. O Aymorés, por outro lado, está rebaixado ao Módulo II do estadual.
América 0x0 Aymorés
América
Matheus Mendes; Júlio (Samuel), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Cauan Barros (Kauã Diniz), Miquéias (Yago Santos) e Elizari; Adyson (Jonnathan Silva), Figueiredo (Renato Marques) e Jonathas. Técnico: William Batista.
Aymorés
Luisão; Da Silva, Diego Gomes, Feliphe Gabriel e Pedro Rosa; Adsson (Vitinho), Emerson Junior, Patrick Santos (Marcinho) e Luis Gustavo (Bruninho (Anderon Tanque)); Assis e Luis Felipe (Jhonatha Kaique). Técnico: Luciano Quadros.
Cartão Amarelo
Kauã Diniz (América)
Patrick Santos; Assis (Aymorés)
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, às 19h45 (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira e Pablo Almeida Costa
VAR: Wagner Reway
Público: 1.560 torcedores
Renda: R$ 27.631