A Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciou nesta quinta-feira (4) o árbitro Flávio Rodrigues de Souza como o escolhido para apitar o clássico entre Cruzeiro e Atlético. As equipes se enfrentam pela segunda partida da final do Campeonato Mineiro neste domingo (7), às 21h (de Brasília). O confronto será disputado no Mineirão, em Belo Horizonte, com mando celeste.
Esta não será a primeira vez em que Flávio Rodrigues de Souza apitará o clássico. O juiz foi o dono do apito na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil de 2019. O Atlético venceu o confronto no Independência, em Belo Horizonte, mas foi eliminado pela soma dos placares dos confrontos. Isso porque, no jogo de ida, o Cruzeiro venceu por 3 a 0 no Mineirão.
Carreira
Paulista de 43 anos, Flávio Rodrigues de Souza começou a apitar jogos de grande importância no início da década de 2010. O árbitro passou a fazer parte da Federação Paulista de Futebol (FPF) em 2009, quando comandou jogos da Série A2 do Estadual. Com o destaque, ele foi designado a duelos da Copa do Brasil e da Série B, em 2010.
Anos depois, em 2019, Flávio Rodrigues de Souza foi escolhido para comandar seu primeiro jogo internacional. O árbitro esteve na partida entre Mineros de Guayana, da Bolívia, do Paraguai, pela Sul-Americana. Neste mesmo ano, ele apitou jogos de gigantes, como Vélez e Lanús, da Argentina, e Peñarol, do Uruguai.
2024
Neste ano, Flávio Rodrigues de Souza apitou sete partidas do Campeonato Paulista, aplicou 39 cartões amarelos e dois vermelhos, segundo o BeSoccer. O jogo de maior importância que o juiz esteve foi no empate por 1 a 1 entre Argentina e Paraguai, pela primeira rodada do Pré-Olímpico de Futebol. O duelo foi realizado no Estádio Misael Delgado, em Carabobo, na Venezuela.