A primeira fase do Campeonato Baiano chegou ao fim na noite deste sábado (22), com oito dos dez clubes entrando em campo simultaneamente pela 9ª rodada.
Líder isolado da primeira fase, com 21 pontos, o Vitória foi até Alagoinhas e venceu o Atlético por 1 a 0, no estádio Antônio Carneiro. O volante Val Soares marcou o único gol da partida. Mesmo com a derrota, o Carcará terminou na quarta posição, com 13 pontos.
Na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Bahia venceu a Juazeirense por 2 a 0 com gols de Tiago e Cauly e terminou a primeira fase na terceira colocação, com 18 pontos. O Cancão de Fogo, que ainda sonhava com a classificação, terminou em 6º e ficou fora da Série D em 2026.
O Jacuipense também venceu na última rodada e garantiu a segunda colocação, com 19 pontos. No estádio Waldomiro Borges, em Jequié, o Leão do Sisal superou o Jequié por 2 a 1 e tem a vantagem do mando de campo na semifinal diante do Bahia.
Rebaixados com antecedência, Colo-Colo e Jacobina, ambos com três pontos, se enfrentariam no estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana. No entanto,
Semifinais
No próximo fim de semana, os quatro clubes classificados entram em campo pelas semifinais do Baianão. O Bahia recebe o Jacuipense na Arena Fonte Nova, enquanto o Vitória volta a Alagoinhas para enfrentar o Atlético, no estádio Antônio Carneiro.
Os mandos se invertem no fim de semana seguinte. O Vitória decide no Barradão, em Salvador, contra o Atlético de Alagoinhas. Já o Bahia vai até Feira de Santana, no estádio Alberto Oliveira, tentar a classificação contra o Jacuipense. A FBF vai confirmar datas e horários no decorrer da semana.
Série D
Além da vaga nas semifinais, Jacuipense e Atlético de Alagoinhas garantiram também a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro em 2026. Estreante na elite do futebol baiano, o Porto também está classificado para a competição nacional.