O árbitro Bruno Pereira Vasconcelos explicou, em súmula, a polêmica envolvendo os acréscimos no primeiro clássico Ba-Vi da final do Campeonato Baiano. Neste domingo (31), no Barradão, o
A arbitragem encerrou o duelo apenas aos 54 minutos do segundo tempo, quando a placa sinalizou, no total, seis minutos a mais no tempo regulamentar (cinco inicialmente, e depois mais um).
No entanto, de acordo com o relato de Bruno, a primeira placa, de cinco minutos de acréscimo, foi levantada aos 47 do segundo tempo porque a equipe de arbitragem estava “gerenciando a comemoração de gol do Vitória, que ocorreu aos 45 minutos, momento”. Foi o gol de empate do Leão, marcado por Mateus Gonçalves.
As comissões técnicas de Bahia e Vitória teriam sido informadas de que o acréscimo valeria a partir dos 47, precisando o jogo ser encerrado aos 52. No período, mais uma placa foi levantada, indicando outro minuto de acréscimo.
O gol da virada rubro-negra saiu aos 52 minutos e 54 segundos. Depois da comemoração e da checagem do árbitro de vídeo sobre um possível impedimento no lance, o árbitro encerrou a partida aos 54 minutos.
Vitória arranca virada, vence o Bahia e abre vantagem na final do Baiano Ceni vê ‘cansaço’ decisivo em derrota do Bahia e diz que faltam peças no meio
Antes do jogo, a arbitragem foi tema de polêmica. O Bahia, por meio do técnico Rogério Ceni, expressou o desejo de ter um profissional de fora do estado apitando o clássico. No entanto, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) não atendeu ao pedido.
Após o duelo, Ceni preferiu não comentar sobre o assunto. “Dei minha opinião pré-jogo. Não vou falar sobre o árbitro pós-jogo”, destacou, em entrevista coletiva.
A súmula completa
“Informo que a placa de acréscimo foi levantada aos 47 minutos do 2º tempo, decorrente à equipe de arbitragem estar gerenciando a comemoração de gol do E.C. Vitória, que ocorreu aos 45 minutos, momento em que deveria ter sido sinalizado.
Com isso, foi informado às equipes que os 5 minutos de acréscimo sinalizados pela placa se deram a partir dos 47 minutos, e a partida com o término aos 52 minutos.
Tendo ainda mais um minuto de acréscimo, somando um total de 8 minutos de acréscimo, finalizando a partida aos 53 minutos do 2º tempo”.