América perde para Coritiba, segue sem vencer fora de casa e ‘estaciona’ na Série B

Time mineiro não vence Coxa no Couto Pereira há mais de duas décadas

Sebastián Gómez, do Coritiba, comemorando gol contra o América

O América perdeu para o Coritiba por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (19), no Couto Pereira, em Curitiba. A partida fechou a oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O único gol do jogo foi marcado por Sebastián Gómez aos 23 minutos do primeiro tempo.

O Coelho não vence fora de casa desde fevereiro, quando bateu o Betim por 1 a 0 na Arena Vera Cruz, na cidade de Betim, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro.

Já na Série B, o América não vence como visitante desde a rodada 28 da temporada passada, quando bateu a Ponte Preta, que acabou rebaixada, com um jogador a mais, em setembro de 2024, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

A derrota também manteve o jejum do América de não vencer o Coritiba no Couto Pereira há 23 anos.

O Coritiba subiu uma posição e agora ocupa a sétima posição da Série B, com 13 pontos. Já o América permaneceu na 14º colocação, com 10.

Na próxima rodada, o Coritiba visita o Criciúma no próximo dia 26, às 19h (horário de Brasília), Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Já o América recebe o Atlético-GO no dia 27, às 19h30 (horário de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.

Corte de última hora

Momentos antes da bola rolar, o Coritiba comunicou que Felipe Guimarães e Lucas Ronier, principal jogador da equipe, foram cortados da partida por atos de indisciplina.

O jogo

O América começou bem a partida, tendo uma grande chance com Willian logo com dois minutos de jogo. Kauã Diniz cobrou um escanteio da esquerda para a pequena área, mas Du Bigode cabeceou sem sair do chão, mandando por cima do travessão.

Quatro minutos depois, Josué cobrou falta de longe alçando na área, e Kauã Diniz raspou de cabeça para trás e quase fez contra.

O bom início do América, porém, foi parado aos 23 minutos, quando Zeca cobrou escanteio da esquerda para a pequena área, Matheus Mendes tirou no soco para a entrada da área. Gómez dominou, abriu para a perna esquerda e acertou um chute forte no canto esquerdo, abrindo o placar.

O meia colombiano não marcava um gol desde 2023.

A partir do gol, o América passou a cair de produção, indo para o intervalo com menos volume de jogo em comparação ao que apresentou no início da partida.

O segundo tempo foi uma partida truncada, com quatro cartões amarelos. O Coritiba parou todas as tentativas de contra-ataque do América com falta. Pouco inspirado, o Coelho também não conseguiu criar uma pressão para buscar o empate.

Polêmicas

As duas equipes se queixaram da arbitragem. O Coritiba pediu um pênalti não marcado no primeiro tempo, num lance em que Lucão dá um peixinho e acerta a bola com o braço dentro da própria área.

Do lado do América, o Coelho pediu um pênalti no final do segundo tempo por um toque de mão de Dellatorre na área.

Leia também

Coritiba 1x0 América

Coritiba

Pedro Morisco; Alex da Silva, Guilherme Aquino (Maicon), Bruno Melo e Zé Carlos; Filipe Machado (Ruan Assis); Careca (Geovane), Josué, Sebastián Gómez e Vini Paulista (Wallisson Luiz); Gustavo Coutinho (Dellatorre). Técnico: Mozart.

América

Matheus Mendes; Mariano (Samuel), Julio Cesar e Lucão; Jhosefer (Renato Marques), Kauã Diniz (Fernando Elizari), Cauan Barros e Paulo Ricardo (Marlon); Stênio (Gustavinho), Figueiredo e Willian. Técnico: William Batista.

Motivo: 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 19 de maio de 2025, às 21h35 (de Brasília)
Local: Couto Pereira, Curitiba
Gols: Sebastián Gómez
Cartões amarelos: Sebastián Gómez, Filipe Machado, Maicon, Zeca e Geovane (Coritiba); Stênio, Jhoseferm Renato Marques (América)

  • Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
  • Assistente 1: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
  • Assistente 2: Thiago Filemon Soares Pinto (RJ)
  • Quarto árbitro: Matheus Bortolini (PR)
  • VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
  • AVAR: Jucimar dos Santos Dias (BA)
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.

Ouvindo...