O América perdeu para o Coritiba por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (19), no Couto Pereira, em Curitiba. A partida fechou a oitava rodada da
O único gol do jogo foi marcado por Sebastián Gómez aos 23 minutos do primeiro tempo.
O Coelho não vence fora de casa desde fevereiro, quando bateu o Betim por 1 a 0 na Arena Vera Cruz, na cidade de Betim, em jogo válido pelo
Já na Série B, o América não vence como visitante desde a rodada 28 da temporada passada, quando bateu a Ponte Preta, que acabou rebaixada, com um jogador a mais, em setembro de 2024, no Moisés Lucarelli, em Campinas.
A derrota também manteve o jejum do América de não vencer o Coritiba no Couto Pereira há 23 anos.
O Coritiba subiu uma posição e agora ocupa a sétima posição da Série B, com 13 pontos. Já o América permaneceu na 14º colocação, com 10.
Na próxima rodada, o Coritiba visita o Criciúma no próximo dia 26, às 19h (horário de Brasília), Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Já o América recebe o Atlético-GO no dia 27, às 19h30 (horário de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.
Corte de última hora
Momentos antes da bola rolar, o Coritiba comunicou que Felipe Guimarães e Lucas Ronier, principal jogador da equipe, foram cortados da partida por atos de indisciplina.
O jogo
O América começou bem a partida, tendo uma grande chance com Willian logo com dois minutos de jogo. Kauã Diniz cobrou um escanteio da esquerda para a pequena área, mas Du Bigode cabeceou sem sair do chão, mandando por cima do travessão.
Quatro minutos depois, Josué cobrou falta de longe alçando na área, e Kauã Diniz raspou de cabeça para trás e quase fez contra.
O bom início do América, porém, foi parado aos 23 minutos, quando Zeca cobrou escanteio da esquerda para a pequena área, Matheus Mendes tirou no soco para a entrada da área. Gómez dominou, abriu para a perna esquerda e acertou um chute forte no canto esquerdo, abrindo o placar.
O meia colombiano não marcava um gol desde 2023.
A partir do gol, o América passou a cair de produção, indo para o intervalo com menos volume de jogo em comparação ao que apresentou no início da partida.
O segundo tempo foi uma partida truncada, com quatro cartões amarelos. O Coritiba parou todas as tentativas de contra-ataque do América com falta. Pouco inspirado, o Coelho também não conseguiu criar uma pressão para buscar o empate.
Polêmicas
As duas equipes se queixaram da arbitragem. O Coritiba pediu um pênalti não marcado no primeiro tempo, num lance em que Lucão dá um peixinho e acerta a bola com o braço dentro da própria área.
Do lado do América, o Coelho pediu um pênalti no final do segundo tempo por um toque de mão de Dellatorre na área.
Coritiba 1x0 América
Coritiba
Pedro Morisco; Alex da Silva, Guilherme Aquino (Maicon), Bruno Melo e Zé Carlos; Filipe Machado (Ruan Assis); Careca (Geovane), Josué, Sebastián Gómez e Vini Paulista (Wallisson Luiz); Gustavo Coutinho (Dellatorre). Técnico: Mozart.
América
Matheus Mendes; Mariano (Samuel), Julio Cesar e Lucão; Jhosefer (Renato Marques), Kauã Diniz (Fernando Elizari), Cauan Barros e Paulo Ricardo (Marlon); Stênio (Gustavinho), Figueiredo e Willian. Técnico: William Batista.
Motivo: 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 19 de maio de 2025, às 21h35 (de Brasília)
Local: Couto Pereira, Curitiba
Gols: Sebastián Gómez
Cartões amarelos: Sebastián Gómez, Filipe Machado, Maicon, Zeca e Geovane (Coritiba); Stênio, Jhoseferm Renato Marques (América)
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistente 1: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
- Assistente 2: Thiago Filemon Soares Pinto (RJ)
- Quarto árbitro: Matheus Bortolini (PR)
- VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
- AVAR: Jucimar dos Santos Dias (BA)