Ouvindo...

Em jogo com acusação de racismo, América perde para o Operário-PR pela Série B

No interior do Paraná, Coelho esteve pouco inspirado e passou longe do gol adversário; acusações de racismo paralisaram duelo por mais de dez minutos

O América perdeu por 1 a 0 para o Operário-PR neste domingo (4), em partida da 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, no interior do Paraná, Boschilia marcou o gol solitário da vitória do Fantasma.

Com o resultado, a equipe paranaense foi a 7 pontos e se recuperou na tabela, assumindo a 14ª posição. Os mineiros, por outro lado, seguem com 9 pontos, agora em 10º, e perderam outra chance de voltar ao G4.

O que mais chamou a atenção em Ponta Grossa, por outro lado, não teve relação com o futebol. Ainda no primeiro tempo, o jogo ficou paralisado por mais de dez minutos após duas acusações de racismo - uma em campo e outra na arquibancada (leia mais abaixo).

Próximos compromissos das equipes

O Operário-PR volta a campo no próximo domingo (11), quando visita o Cuiabá pela 7ª rodada da Série B. Já no dia 17, o compromisso será como mandante, contra o Botafogo-SP.

O América, por sua vez, só joga novamente no dia 14 de maio, em Belo Horizonte, contra o Paysandu. Na sequência, visita o Coritiba no dia 19.

Golaço nos primeiros minutos

O América “deu bobeira” logo no começo do jogo e já se viu atrás no placar. Com 5 minutos jogados, o Operário-PR fez cobrança de lateral diretamente para a grande área, mas a defesa do Coelho rebateu.

Boschilia estava na intermediária e chutou de primeira. A finalização não foi forte, mas muito bem colocada e sem chances para Matheus Mendes, que viu a bola entrar no canto direito.

Jogo paralisado após acusação de racismo

Tudo começou pouco depois dos 30 minutos de jogo, após uma disputa de bola no meio-campo. O atacante Allano, do Fantasma, acusou o meia boliviano Miguelito, do Coelho, de ofensas raciais. Uma confusão se formou em campo, e com os ânimos mais calmos, o árbitro Alisson Sidnei Furtado fez o gesto com braços cruzados, indicando o protocolo de racismo da CBF.

O jogo foi retomado após quase 15 minutos de paralisação. Em campo, tanto Allano como Miguelito seguiram no duelo. Não houve acionamento do VAR para analisar as acusações contra o meia americano.

Houve outra confusão antes do reinício do duelo, mas no banco de reservas do América. O zagueiro Pedro Barcelos denunciou que um torcedor do Operário-PR, que estava na arquibancada logo atrás dos suplentes do Coelho, jogou um copo e cuspiu em um membro da comissão técnica americana. A Polícia Militar identificou o suspeito e o retirou do local.

América melhora no segundo tempo e equilibra ações

Diferentemente do primeiro tempo, o América teve postura mais ofensiva na segunda etapa. Mesmo com dificuldades pela condição do gramado, o Coelho apostou tanto em bolas lançadas como em trocas de passe rumo ao ataque.

Mesmo assim, a equipe americana não conseguiu oferecer perigo ao goleiro Elias, que estava na meta do Coelho em 2024. Do outro lado, o Operário-PR tentava assumir o controle do jogo e teve algumas chances de perigo nos minutos iniciais do segundo tempo, mas também sem chances claras de marcar.

Sobra esforço, mas falta eficiência

O América mudou peças, aumentou a presença no campo de ataque e tentou empurrar o Operário-PR contra o próprio gol. Nada disso, entretanto, surtiu efeito.

As ações americanas pouco chegavam ao gol de Elias, que até fez algumas defesas importantes, mas passou longe de vez a meta vazada. A posse de bola do Coelho não era produtiva como necessário.

O Fantasma, já com o placar favorável, teve menos chances de ampliar o marcador, e assim como o América, foi pouco eficiente. Mesmo com o domínio do time mineiro na reta final da partida, os esforços não foram suficientes para evitar mais uma derrota como visitante na Série B.

Expulsão é o último ato em drama do Coelho

Na reta final do jogo, o meia Kauã Diniz, que entrou aos 20 minutos do segundo tempo, recebeu cartão vermelho. Ele foi advertido pela primeira vez instantes após pisar no gramado, por conta de uma falta. Já aos 43 minutos, o jogador errou na saída de bola e cometeu falta para “matar o contra-ataque”.

Sem reclamar, o camisa 15 deixou o gramado pouco mais de 20 minutos após ter sido acionado pelo técnico William Batista.

Operário-PR 1x0 América

Operário-PR

Elias; Thales (Neto Paraíba), Allan Godói, Miranda e Cristiano; Jacy (Fransérgio), Juan Zuluaga e Boschilia; Marcos Paulo (Rodrigo Rodrigues), Allano (Ronald) e Daniel Amorim (Vinicius Mingotti). Técnico: Bruno Pivetti.

América

Matheus Mendes; Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Marlon (Pedro Barcelos); Cauan Barros, Miquéias (Kauã Diniz) e Miguelito (Benítez); Figueiredo, Stênio (Fabinho) e Willian Bigode (Elizari). Técnico: William Batista.

Gol
Boschilia (5min 1T) para o Operário-PR

Cartão Amarelo
Allano; Neto Paraíba; Boschilia; Rodrigo Rodrigues (Operário-PR)
Benítez; Kauã Diniz; Pedro Barcelos; Cauan Barros (América)

Cartão Vermelho
Kauã Diniz (América)

Motivo: 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 5 de maio de 2025, às 20h30 (de Brasília)
Local: estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa-PR

Arbitragem: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Auxiliares: Fabio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Leia também

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais