A Série B já está na reta final, e sete clubes despontam como os principais candidatos ao acesso à elite do futebol brasileiro. Segundo dados do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Novorizontino, Santos, Sport, Mirassol, Vila Nova, América e Ceará são os únicos que possuem pelo menos 10% de chances de ascender de Divisão.
Tendo em vista essa situação, a Itatiaia realizou um levantamento dos jogos de cada equipe até o fim da Segundona para responder à seguinte questão: qual time tem a sequência mais “fácil” para cumprir com o objetivo final?
Ceará
A análise feita pela reportagem aponta que o Ceará é o clube com a tabela mais acessível entre todos os concorrentes. Sétimo colocado da competição, com 45 pontos, o Vozão enfrentará cinco adversários que, atualmente, estão na parte de baixo da classificação: Ponte Preta (em casa), Ituano (fora), Paysandu (em casa), Botafogo-SP (fora) e Guarani (em casa).
Dos cinco clubes citados, três amargam a zona de rebaixamento neste momento. Além disso, dos três confrontos que o Alvinegro terá contra equipes da parte de cima da tabela, dois serão como mandante. Apenas o duelo com o Santos, atual vice-líder, será fora de casa.
Vila Nova
Além do Ceará, o Vila Nova é o único outro clube que briga pelo acesso que terá cinco jogos contra times da parte de baixo da tabela. A diferença em relação ao Vozão é que o clube goiano terá apenas um rival que está dentro do Z4: o Ituano.
Sequência ‘mais difícil’
O levantamento também aponta que o Santos é o time que terá a sequência mais difícil até o fim da Série B. Isso porque o Peixe enfrentará quatro adversários diretos na briga pelo acesso: Mirassol (em casa), Ceará (em casa), Vila Nova (em casa) e Sport (fora).
E o América?
O América terá, até o fim da Série B, quatro adversários da parte de cima da tabela e quatro da parte de baixo. Dois são concorrentes diretos (Sport e Ceará) e dois estão na zona de rebaixamento (Ituano e Brusque).
Segundo dados da UFMG, o Coelho tem 20,9% de chances de subir para a Série A. A equipe volta a campo nesta sexta-feira (11), às 21h, para enfrentar o Avaí, na Ressacada, pela 31ª rodada da Segundona.
Qual a pontuação necessária para subir?
Também de acordo com a UFMG, neste momento, fazer 68 pontos garante qualquer clube na Série A do Brasileirão do ano que vem. No entanto, 64 já é uma margem segura, pois garante 99% de probabilidade de acesso.
Vale lembrar que, dos sete clubes citados, o Sport é o único que possui um jogo a menos. Essa partida, contra o Operário, válida pela 16ª rodada, será disputada no dia 16 de outubro, uma quarta-feira, na Ilha do Retiro, às 21h30 (de Brasília).
Adversários do Ceará
- Ponte Preta (em casa) - 13º
- Ituano (fora) - 18º
- Santos (fora) - 3º
- Paysandu (em casa) - 16º
- Avaí (em casa) - 9º
- Botafogo-SP (fora) - 17º
- América (em casa) - 5º
- Guarani (fora) - 20º
Adversários do Sport
- Novorizontino (fora) - 1º
- Operário (em casa) - 8º
- Botafogo-SP (em casa) - 17º
- Guarani (em casa) - 20º
- América (fora) - 5º
- Operário (fora) - 8º
- Chapecoense (em casa) - 14º
- Ponte Preta (fora) - 13º
- Santos (em casa) - 2º
Adversários do Novorizontino
- Sport (em casa) - 3º
- Mirassol (fora) - 4º
- Avaí (em casa) - 9º
- Guarani (fora) - 20º
- Chapecoense (fora) - 14º
- Operário (em casa) - 8º
- Paysandu (em casa) - 16º
- Goiás (fora) - 11º
Adversários do Santos
- Mirassol (em casa) - 4º
- Chapecoense (fora) - 14º
- Ceará (em casa) - 7º
- Ituano (fora) - 18º
- Vila Nova (em casa) - 6º
- Coritiba (fora) - 12º
- CRB (em casa) - 15º
- Sport (fora) - 3º
Adversários do Mirassol
- Santos (fora) - 2º
- Novorizontino (em casa) - 1º
- CRB (fora) - 15º
- Ponte Preta (em casa) - 13º
- Coritiba (em casa) - 12º
- Avaí (fora) - 9º
- Operário (fora) - 8º
- Chapecoense (em casa) - 14º
Adversários do América
- Avaí (fora) - 9º
- Goiás (em casa) - 11º
- Operário (fora) - 8º
- Sport (em casa) - 3º
- Amazonas (fora) - 10º
- Ituano (em casa) - 18º
- Ceará (fora) - 7º
- Brusque (em casa) - 19º