Em 2023, Diniz venceu a Copa Libertadores com o Fluminense ao derrotar o Boca Juniors por 2 a 1 na decisão, disputada no Maracanã. A conquista continental conduziu o treinador ao posto máximo do futebol nacional - a Seleção Brasileira - ainda que como técnico interino.
Pelo Brasil, contudo, o trabalho de Diniz não encaixou. Foram duas vitórias, um empate e três derrotas pela equipe verde e amarela, todas as partidas válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Passagem frustrante no Cruzeiro
Em setembro de 2024, Fernando Diniz chegou ao Cruzeiro como substituto de Fernando Seabra, demitido após o time celeste engatar uma sequência ruim no Campeonato Brasileiro. Já no meio da temporada, o treinador encontrou dificuldades para injetar seu modelo de jogo na equipe deixada por Seabra.
Assim, em 17 partidas pela equipe mineira, foram apenas quatro vitórias, além de seis empates e sete derrotas. O Cruzeiro acabou ainda sendo derrotado na final da Sul-Americana, para o Racing-ARG, e ficando de fora do G8 do Brasileirão, que o daria uma vaga na Libertadores.
Diniz foi demitido do clube celeste após um empate contra o Betim, em janeiro, pelo Campeonato Mineiro. Em 2025, a Raposa venceu apenas um jogo, contra o Tombense, pelo Estadual.
De volta ao Vasco
Cerca de quatro meses após deixar o Cruzeiro, Fernando Diniz foi anunciado pelo Vasco no dia 9 de maio de 2025, agora em sua segunda passagem pelo Cruz-Maltino. Até o momento, são quatro partidas comandando a equipe carioca, com duas derrotas (Vitória e Lanús), um empate, contra o Operário, e uma vitória de 3 a 0 contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.
Em seu trabalho anterior no Vasco, Diniz comandou o Gigante da Colina em apenas 12 jogos, com quatro vitórias, três empates e cinco derrotas.
Fluminense
Sob o comando de Renato Gaúcho, o Fluminense vem de uma
Na Copa Sul-Americana, o Tricolor ainda briga para se classificar em primeiro de seu grupo e terá um confronto direto na próxima quinta-feira (29) frente ao Once Caldas-COL. Já pelo Brasileiro, vem de um empate fora de casa contra o Juventude, no último domingo (18), por 1 a 1. O Fluminense é o 7º colocado, com 14 pontos.
Vasco
O Vasco também fez seu papel e se classificou na Copa do Brasil. De maneira sofrida, é verdade, mas
Na Sul-Americana, o Alvinegro busca, ao menos, disputar os playoffs para se classificar às oitavas de final da competição. Em terceiro no seu grupo, a equipe enfrenta o Melgar-PER, segundo colocado, na próxima terça (27), em São Januário.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Vasco vem de uma boa vitória por 3 a 0 contra o Fortaleza, no último sábado (17), e é o 10º colocado na competição, com 10 pontos.
Fluminense x Vasco
Provável Fluminense:
Fábio, Samuel Xavier, Thiago Santos, Ignácio, Gabriel Fuentes, Martinelli, Hércules, Ganso, Arias, Everaldo e Serna.
Provável Vasco:
Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo, Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê, Adson; Rayan, Nuno Moreira e Vegetti.
- Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: Sábado (24 de maio), às 18h30 (de Brasília)
- Local: Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
- VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
- Onde assistir: Cazé TV, Premiere, Record