Ouvindo...

Brasileirão 2025 já teve seis técnicos demitidos em sete rodadas; veja lista

Seis clubes da elite do futebol brasileiro já descontinuaram o trabalho de seus comandantes

Pepa foi mais um treinador que não resistiu aos maus resultados neste início de Campeonato Brasileiro

Com a saída de Pepa do Sport, chegou a seis o número de treinadores demitidos no Campeonato Brasileiro de 2025. O time pernambucano decidiu dar fim ao trabalho do treinador português após a derrota do Leão da Ilha para o Fluminense no último sábado (3), pela 7ª rodada do torneio nacional.

Ao todo, a atual edição da principal competição do futebol brasileiro tem uma média de quase uma demissão de treinador por rodada.

Confira a lista de treinadores que já caíram na competição deste ano:

Pepa (Sport)

Pepa, ex-técnico do Sport

A demissão do português foi anunciada neste sábado 3 de maio, após derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O presidente do Leão, Yuri Romão, comunicou a decisão.

Contratado em setembro de 2024, ele somou 16 jogos, 9 vitórias, 4 empates e 3 derrotas na última temporada. Além disso, comandou a equipe rumo ao título do Campeonato Pernambucano de 2025.

Contudo, graças à sequência negativa, a situação do técnico ex-Cruzeiro tornou-se insustentável. Em 2025, foram 26 jogos, 13 vitórias, 3 empates e 10 derrotas.

No total, o Sport atuou em 39 partidas sob o comando de Pepa, e acumulou 21 vitórias, seis empates e 12 derrotas - aproveitamento de 58,9%.

Fábio Carille (Vasco)

Fábio Carille, treinador do Vasco

Carille foi demitido do Vasco após a derrota para o Cruzeiro por 1 a 0 no Parque do Sabiá, no dia 27 de abril, em Uberlândia, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Em 19 jogos sob o comando de Carille, o Vasco venceu nove partidas, teve três empates e sofreu sete derrotas.

Ramón Díaz (Corinthians)

Ramón Díaz, técnico do Corinthians

Ramón Díaz foi demitido na tarde do dia 17 de abril, após perder para o Fluminense em casa, pelo Campeonato Brasileiro. O Timão teve apenas uma vitória nos últimos sete jogos.

Além disso, Ramón Díaz recebeu uma crítica de Memphis Depay, principal estrela do time, e também pesa no seu trabalho pelo Corinthians a eliminação precoce na Libertadores e a recente derrota para o Palmeiras no Campeonato Brasileiro.

Para o seu lugar, o Timão anunciou Dorival Jr., ex-treinador da Seleção Brasileira.

Gustavo Quinteros (Grêmio)

Gustavo Quinteros, técnico do Grêmio

Gustavo Quinteros foi demitido no Grêmio, após sua equipe perder para o Mirassol por 4 a 1 fora de casa, no dia 16 de abril.

O treinador até conseguiu uma arrancada no Gauchão e somou goleadas empolgantes contra Caxias, São Luiz e Pelotas. Mas teve dificuldades para passar por São Raimundo-RR e Athletic na Copa do Brasil.

No Brasileirão, Quinteros conseguiu apenas uma vitória, na estreia, contra o Atlético, em casa, mesmo com o adversário jogando melhor. Nas outras três rodadas, o Grêmio perdeu.

Mano Menezes foi escolhido para o lugar de Quinteros no Tricolor Gaúcho.

Pedro Caixinha (Santos)

Caixinha falou sobre suas decisões durante a derrota do Santos para o Palmeiras

Pedro Caixinha foi demitido do Santos após perder para o Fluminense no dia 13 de abril, fora de casa.

Sob o comando do técnico português, o Santos disputou 16 partidas em 2025. Foram seis vitórias, três empates e sete derrotas.

Cléber Xavier foi anunciado para substituí-lo no Santos.

Mano Menezes (Fluminense)

Mano Menezes, técnico do Fluminense, em entrevista coletiva após derrota para o Vitória

Mano Menezes foi demitido logo na primeira rodada, após o Fluminense perder para o Fortaleza por 2 a 0 no Castelão, no dia 29 de março. Renato Gaúcho assumiu o seu lugar.

O treinador comandou o Tricolor na luta contra o rebaixamento no ano passado. Ao todo, foram 20 vitórias, 13 empates e 13 derrotas em 46 partidas.

Renato Gaúcho assumiu como treinador do Fluminense.

Técnicos de todos times do Brasileirão 2025

  • Abel Ferreira (Palmeiras)
  • Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza)
  • Rogério Ceni (Bahia)
  • Luis Zubeldía (São Paulo)
  • Thiago Carpini (Vitória)
  • Léo Condé (Ceará)
  • Roger Machado (Internacional)
  • Filipe Luís (Flamengo)
  • Fábio Matias (Juventude)
  • Fernando Seabra (RB Bragantino)
  • Cuca (Atlético)
  • Leonardo Jardim (Cruzeiro)
  • Renato Paiva (Botafogo)
  • Rafael Guanaes (Mirassol)
  • Dorival Júnior (Cotrinthians)
  • Mano Menezes (Grêmio)
  • Renato Gaúcho (Fluminense)
  • Cléber Xavier (Santos)

*Vasco e Sport estão sem treinador.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.