Corinthians e Bahia se enfrentaram na noite desta terça-feira (3), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com grande atuação, o Timão venceu o Tricolor de Aço por 3 a 0, na Neo Química Arena. O resultado deixa o clube paulista muito próximo de vaga na Copa Libertadores
O jogo ficou marcado por um domínio integral do Corinthians pelos 90 minutos. Ainda no primeiro tempo, Yuri Alberto e Memphis Depay abriram vantagem de dois gols ao Timão. Na etapa complementar, o neerlandês anotou uma pintura de falta e fechou a conta.
Com o resultado, o Corinthians chega a 53 pontos e fica muito próximo de uma vaga na Libertadores de 2025. O feito pode ser atingido ainda nesta rodada, caso o Cruzeiro não vença o Palmeiras no Mineirão. O Bahia torce pelo mesmo resultado, mas precisará garantir sua vaga na última rodada.
Na derradeira do Brasileirão, neste domingo, o Corinthians encara o Grêmio fora de casa e o Bahia recebe o Atlético Goianiense. Todos os jogos da rodada serão às 16h (de Brasília).
Pitada de sorte?
O Corinthians abriu o placar logo no começo da partida, ainda aos dez minutos de jogo. Estrela da equipe, Memphis Depay foi quem balançou as redes, anotando seu quinto gol com a camisa alvinegra nesta temporada.
A jogada se iniciou em erro na saída de bola do Bahia, com André Carrillo rapidamente acionando Yuri Alberto. O centroavante fez o pivô e acionou Memphis, em profundidade, que bateu, viu a bola desviar em Kanu, e encobrir Marcos Felipe.
Troca precoce
De maneira forçada, o técnico Rogério Ceni precisou fazer sua primeira substituição na partida ainda aos 20 minutos do primeiro tempo. Com dores, Marcos Felipe deixou a meta tricolor e deu lugar a Adriel.
A possível lesão se deu em choque do goleiro com Yuri Alberto, após bola disputada pelo alto. Marcos deixou o campo de maca e pareceu acusar algum desconforto na região do ombro.
Artilheiro do Brasil!
Yuri Alberto chegou aos 30 gols na temporada e se igualou a Pedro, do Flamengo, como artilheiro do futebol brasileiro na temporada 2024. O camisa 9, também, se isolou de Alerrandro, do Vitória, na artilharia do Campeonato Brasileiro.
Em lance de contra-ataque, André Carrillo teve tempo para conduzir e encontrar Yuri nas costas da defesa. O centroavante conduziu a bola pelo lado direito da área e deu toque de categoria para vencer Adriel.
Todas as fichas
Com a desvantagem de dois gols, Rogério Ceni não demorou para apostar todas as suas fichas em um time mais ofensivo. A equipe tricolor voltou do intervalo com duas substituições, além de uma troca radical no esquema tático.
O atacante Ademir entrou no lugar de Santiago Arias, deixando Acevedo como um terceiro zagueiro. Mais à frente, Thaciano saiu para a entrada de Jean Lucas, desenhando um 3-5-2 na equipe baiana.
Que pintura!
Memphis Depay conseguiu superar uma missão difícil: superar o gol de falta marcado contra o Athletico, há oito rodadas. Aos 16 minutos do segundo tempo, ele marcou o terceiro do Corinthians na partida.
Em uma falta lateral, Memphis se posicionou de maneira incomum, verticalmente à bola, indicando uma batida com o peito do pé. Dito e feito. Uma pancada, recheada de curvas, que surpreendeu Adriel e levou a bola ao ângulo.
Corinthians 3x0 Bahia
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Breno Bidon (Igor Coronado), André Carrillo (Alex Santana) e Garro; Yuri Alberto (Romero) e Memphis Depay. Técnico: Ramón Díaz.
Bahia
Marcos Felipe (Adriel); Arias (Ademir), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Biel), Acevedo, Everton Ribeiro (Gilberto) e Cauly; Thaciano (Jean Lucas) e Luciano Rodríguez (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.
Motivo: 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 3 de dezembro de 2024 (terça-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Maira Mastella Moreira (Fifa-RS)
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Gols:
Memphis Depay (11 min 1ºT e 16 min 2ºT) e Yuri Alberto (49 min 1ºT), para o Corinthians
Cartões amarelos:
Gabriel Xavier, Biel e Acevedo, do Bahia
Gustavo Henrique e Raniele, do Corinthians
Cartões vermelhos: