Diante de sua torcida no Rio de Janeiro, o Botafogo buscou o empate em 1 a 1 com o Vitória no fim, mas deixou o Estádio Nilton Santos com um gosto amargo. Sem vencer há três rodadas na Série A, o Glorioso perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro para o Palmeiras.
A partida teve contornos dramáticos. Alerrandro abriu o placar para o Vitória aos 19 minutos do primeiro tempo. Desorganizado, o Botafogo só empatou aos 42 minutos da etapa final, em gol contra de Wagner Leonardo.
O empate levou o Botafogo aos 70 pontos, assim como o Palmeiras, que venceu o Atlético-GO neste sábado (23). O Verdão é o primeiro colocado pelo número de vitóras.
Do outro lado, o Vitória dá sequência ao segundo turno de recuperação no Brasileirão. Com 42 pontos, o Leão é o 12º colocado da Série A.
Mais finais pela frente
O Botafogo tem pouco tempo para recuperar-se. Na terça (26), visita o Palmeiras pelo Brasileirão. No sábado (30), enfrenta o Atlético na final da Libertadores, em Buenos Aires, na Argentina.
O Vitória volta a campo no próximo domingo, dia 1º de dezembro, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário será o Fortaleza, atual terceiro colocado da Série A com 64 pontos.
Alerrandro abre o placar
O início do jogo repetiu o roteiro das últimas partidas do Botafogo. O time de Artur Jorge teve a bola, buscou impor o ritmo, mas encontrou dificuldade para transformar o controle em chances.
Além disso, a equipe de Carpini - escalada com uma linha defensiva de cinco homens - saia com perigo ao ataque. Logo aos dois minutos, Willian Oliveira finalizou rente à trave esquerda.
Savarino tentou dois chutes de longe, mas foi Alerrandro quem abriu o placar. Após cruzamento de Matheuzinho, o camisa 9 ficou com a bola dentro da área e marcou aos 19 minutos: 1 a 0!
Botafogo x Vitória: Cuiabano e Matheuzinho em ação pelo Campeonato Brasileiro
Chuveirinho e vaias
A tensão aumentou no Nilton Santos à medida que os minutos passaram e o Botafogo, sem encontrar alternativas para atacar, passou a levantar bola atrás de bola na área do Vitória.
Em desvantagem no placar, a equipe mandante deixou o campo para o intervalo sob vaias. Neste momento, o Palmeiras vencia o Atlético-GO e assumia, momentaneamente, a liderança.
Botafogo não se encontra
Artur Jorge apostou nas entradas de Ponte, Eduardo e Tiquinho Soares para a etapa final. Com finalizações de Igor Jesus, Almada e Tiquinho em 10 minutos, o Botafogo ensaiou uma pressão.
O Vitória, por sua vez, esfriou o jogo ao valorizar cada bola parada e substituições. Antes dos 15, Carpini já tinha feito três trocas, e, do outro lado, Matheus Martins entrou no Botafogo.
A dificuldade na criação voltou a ser um problema para o Glorioso, que já não demonstrava grande organização em campo. Matheus Martins, por sua vez, era quem tentava o diferente.
Wagner Leonardo marca contra!
A partida já se encaminhava para o fim quando Matheus Martins cruzou da direita. Após cabeçada de Tiquinho, a bola desviou em Wagner Leonardo e matou Lucas Arcanjo: 1 a 1 aos 42!
O Botafogo teve a chance de virar, mas a finalização de Tiquinho, após bate-rebate dentro da área, saiu à direita do gol do Vitória. Houve tempo, ainda para o camisa 9 ser expulso nos acréscimos.
Botafogo 1 x 1 Vitória
Botafogo
John; Vitinho (Ponte), Bastos, Adryelson e Cuiabano; Gregore (Romero), Tchê Tchê (Eduardo) e Almada (Matheus Martins); Savarino, Júnior Santos (Tiquinho Soares) e Igor Jesus - Técnico: Artur Jorge.
Vitória
Lucas Arcanjo; Edu, Neris e Wagner Leonardo; Cáceres (Lepo), William Oliveira, Ryller (Machado), Matheuzinho (Mosquito)e Lucas Esteves; Janderson (Carlos Eduardo) e Alerrandro (Léo Naldi) - Técnico: Thiago Carpini.
Gols: Alerrandro (19'/1ºT), do Vitória, e Wagner Leonardo (contra, 42'/2ºT), do Botafogo
Cartão amarelo: Gregore, Ponte, Cuiabano e Artur Jorge (BOT); Willian Oliveira, Carlos Eduardo e Lucas Esteves (VIT)
Cartão vermelho: Tiquinho Soares (BOT)
Renda e público: Ainda não divulgado.
Motivo: Jogo da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 23 de novembro de 2024, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Victor Hugo Imazu dos Santos (SC)
Árbitro de vídeo: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)