Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Reformulação? Sport tem quase 40 jogadores com contrato para 2026

Leão da Ilha já iniciou planejamento para a próxima temporada, quando voltará a disputar a Série B

Jogadores do Sport posam para foto antes de partida da Série A do Brasileirão

Após a confirmação matemática do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport dará mais atenção ao planejamento da temporada 2026. Para isso, o clube tem 38 atletas com contrato válido para o próximo ano, incluindo jogadores que retornarão de empréstimos e casos específicos ligados a lesões.

Segundo o diretor executivo de futebol, Thiago Gasparino, a montagem do elenco ainda depende de definições internas. O presidente Yuri Romão, por exemplo, já anunciou que só ficará no clube até o resultado de uma nova eleição para um mandato tampão até o fim de 2026.

“A reformulação para 2026 vai depender de quem ficará à frente do departamento de futebol, então nós temos que conversar com o presidente para saber os próximos passos [...] Ele tem total liberdade de tomar a decisão e nós respeitamos”, afirmou Gasparino.

Retornos, renovações e situações especiais

Dos 38 jogadores com vínculo ativo, 13 estão emprestados e devem retornar ao clube após o fim da temporada. Três deles foram cedidos com opção de compra:

  • Chico (zagueiro): emprestado ao Hapoel Tel Aviv, de Israel;
  • Fabrício Domínguez (volante): emprestado ao Cerro Porteño, do Paraguai;
  • Gustavo Coutinho (atacante): emprestado ao Coritiba.

Além desse grupo, dois atletas possuem situação contratual condicionada a recuperação de lesão:

  • Denis (goleiro): passou por quatro cirurgias no joelho desde 2022;
  • Zé Roberto (atacante): foi submetido a cirurgias no ligamento cruzado anterior e no menisco e passa por reequilíbrio muscular.

Ambos têm contrato até o fim de 2025, mas podem ter os vínculos prorrogados caso não estejam aptos.

Leia também

Renovações de Thyere e Cariús dividem torcida

O Sport também confirmou a permanência de dois nomes do elenco atual: o zagueiro e capitão Rafael Thyere, e o lateral-esquerdo Igor Cariús. Ambos renovaram até o dezembro de 2026.

As decisões, no entanto, foram alvo de críticas de parte da torcida, que entende que o ciclo dos jogadores no clube estaria encerrado. Gasparino explicou quais foram os critérios utilizados pela diretoria para tomar essa decisão.

“São critérios que nós analisamos internamente, atletas que têm uma história dentro do clube. Nós tínhamos que desenhar cenário A e B e entendemos que os atletas fariam sentido para a temporada de ambos os cenários e eles acabaram renovando os contratos”, justificou.

Base encaminhada para a próxima temporada

Com um elenco numeroso já confirmado, o Sport iniciará 2026 com uma base encaminhada para disputar Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B. Gasparino não deu pistas sobre a situação dos atletas.

“São 38 atletas que têm contrato com o clube para a temporada que vem, atletas que estão no atual elenco, atletas que estão emprestados e que retornam para a gente executar o planejamento para 2026”, explicou o dirigente.

A definição final sobre reforços, saídas e modelo de reformulação depende agora da condução do departamento de futebol, que deve sofrer mudanças até o início da pré-temporada.

Antes disso, o próximo compromisso do Sport é contra o Botafogo, fora de casa, pela 34ª rodada da Série A. A partida está marcada para esta terça-feira (18), às 20h30 (de Brasília), no Engenhão, no Rio de Janeiro.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...