Ouvindo...

Filipe Luís se manifesta sobre afastamento de Gabigol: ‘Me entristece profundamente’

Ex-companheiro de Gabigol, atual treinador do Flamengo diz que afastamento foi ordem de Marcos Braz

Após o empate por 0 a 0 com o Atlético, nesta quarta-feira (13) pelo Brasileirão, Filipe Luís precisou responder sobre o afastamento de Gabigol da partida. O treinador - que foi companheiro de vestiário do atacante entre 2019 e 2023 - explicou que a ausência do atacante foi motivada por um episódio que aconteceu durante a decisão da Copa do Brasil, no último domingo (10), na Arena MRV. O Rubro-Negro conquistou o pentacampeonato do torneio na casa do rival.

“Sou extremamente grato ao Gabriel, por tudo que ele fez pelo clube e por mim. O que posso dizer para vocês é que, sobre o afastamento do Gabriel foi que, devido a um episódio ocorrido na final, fui comunicado pelo vice-presidente Marcos Braz de que ele não seria relacionado para esse jogo e para os próximos jogos até segunda ordem”, disse Filipe Luís.

“Esse é um assunto total do Marcos Braz e ele vai explicar quando achar oportuno. Mas é um assunto do Marcos Braz. Esse é o meu pronunciamento sobre esse assunto, que me entristece profundamente”, completou o treinador (veja abaixo o pronunciamento completo).

Vale destacar que foi sob comando de Filipe Luís que o atual camisa 99 recuperou espaço no time, sendo decisivo para a conquista da Copa do Brasil, com dois gols na final contra o Atlético.

Até Filipe Luís assumir o Flamengo, o atacante vinha sendo preterido por Tite, que comandou o Flamengo entre outubro de 2023 e setembro de 2024 e optou por Carlinhos em certos jogos.

Leia também

Após a decisão da diretoria - e o racha público do atleta com a atual gestão -, Gabigol chegou a publicar que assistiria o jogo contra o Atlético na arquibancada, mas desistiu da ideia.

Pronunciamento de Filipe Luís

“Como sei que estão todos esperando que eu fale sobre esse assunto, primeiro quero dizer que me entristece profundamente ter que falar de um assunto desses depois de ser campeão da Copa do Brasil. Sou extremamente grato a essa diretoria, por ter confiado em mim em 2019, por ter acreditado em mim e me colocado aqui. Sou extremamente grato ao Gabriel, por tudo que ele fez pelo clube e por mim. O que posso dizer para vocês é que, sobre o afastamento do Gabriel foi que, devido a um episódio ocorrido na final, fui comunicado pelo vice-presidente Marcos Braz de que ele não seria relacionado para esse jogo e para os próximos jogos até segunda ordem. Esse é um assunto total do Marcos Braz e ele vai explicar quando achar oportuno. Mas é um assunto do Marcos Braz. Esse é o meu pronunciamento sobre esse assunto, que me entristece profundamente, porque gostaria muito que não sujasse o título maravilhoso e incrível que esse grupo conquistou por nenhum motivo extracampo. Espero que esse assunto se resolva o antes possível, porque todos os torcedores merecem que o Flamengo sempre esteja bem”.

O afastamento de Gabigol

A decisão da diretoria em afastar Gabigol da partida contra o Atlético, nesta quarta (13), foi o capítulo mais recente da novela que tornou-se a relação entre o jogadores e a atual gestão.

Após recuperar espaço sob comando de Filipe Luís e ser decisivo no título da Copa do Brasil, o camisa 99 detonou a diretoria e cravou que não seguirá no Ninho a partir de dezembro.

O vínculo de Gabigol com o Flamengo vai até 31 de dezembro de 2024. Desde 2022, o estafe do jogador e a diretoria vivem um impasse pela renovação, que esteve próxima de ser assinada.

O empresário Junior Pedroso e o presidente Rodolfo Landim deram versões divergentes sobre o assunto - veja aqui e aqui. O jogador disse que o clube não cumpriu o que havia sido acordado.

Agora, o futuro de Gabriel Barbosa segue incerto. O Cruzeiro tem interessa em contratá-lo, e Marcos Braz, VP do Flamengo, afirmou que o clube mineiro será o destino do camisa 99.

Os números do ídolo da Nação

O caráter decisivo de Gabigol pode ser comprovado nos números do atacante com a camisa do Flamengo. São várias marcas expressivas do camisa 99, sexto maior goleador da história do clube.

Mais do que a quantidade, as circunstâncias dos gols fizeram de Gabi um dos maiores ídolos da Nação. Ao marcar contra o Atlético, no Maracanã, Gabi chegou aos 16 gols em finais - veja mais.

  • 304 jogos (1º do atual elenco)
  • 12 títulos (1º do atual elenco com Arrascaeta e Bruno Henrique)
  • 160 gols (1º do atual elenco e 6º maior artilheiro da história do clube)
  • 44 assistências (3º do atual elenco)
  • 32 gols na Copa do Brasil, sendo 13 gols pelo Flamengo (3º maior artilheiro da história do torneio)

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Túlio Kaizer é jornalista esportivo com grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.
Leia mais