Ouvindo...

Corinthians vence o Palmeiras na Arena, quebra tabu e se distancia do Z4 no Brasileiro

Timão sustentou pressão do alviverde e foi eficiente nos gols de Garro e Yuri Alberto

Nesta segunda-feira (4), o Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 0 e conquistou sua terceira vitória consecutiva neste Campeonato Brasileiro. O duelo foi disputado na Neo Química Arena, casa do Timão, válido pela 32ª rodada da competição nacional.

O jogo foi de um palmeiras muito insinuante no primeiro tempo, com Hugo Souza parando as melhores estocadas do rival. Eficiente, o Corinthians se aproveitou de brechas da defesa adversária e construiu a vantagem com Garro e Yuri Alberto.

O triunfo pôs fim a um jejum de três anos e quatro meses do Corinthians sem vencer o arquirrival. O último triunfo havia sido em setembro de 2021, quando Róger Guedes marcou duas vezes e sacramentou a vitória alvinegra por 2 a 1.

Com o resultado, o Corinthians decola na tabela e vai à 13ª colocação, abrindo vantagem de quatro pontos para o primeiro time que ocupa a zona do rebaixamento. O Palmeiras, por sua vez, fica a três pontos do líder Botafogo, que ainda enfrenta o Vasco nesta rodada.

Escalação diferente

O técnico Abel Ferreira optou por não fazer alterações estruturais na escalação do Palmeiras que foi a campo em Itaquera. As únicas exceções ficam para Marcos Rocha e Aníbal Moreno, que cumpriram suspensão na última rodada e retomaram as vagas de Mayke e Zé Rafael.

Pelo lado do Corinthians, porém, a mudança foi significativa. Não só pela troca de três jogadores, mas pela opção de Ramón Díaz em abrir mão do 4-4-2 para adotar um 3-5-2, formação que não utilizava há dez rodadas no Campeonato Brasileiro.

Clima de jogo grande

O duelo em Itaquera tinha significado grande tanto para Palmeiras quanto para Corinthians, ainda que em situações opostas na tabela. Enquanto o Alviverde buscava se reaproximar do líder Botafogo, o Timão visava estender sua vantagem para a zona do rebaixamento.

Até por isso, a torcida corintiana não deixou a desejar no recebimento às equipes. Além de fogos e show de luzes, um mosaico em 3D com referência aos dois títulos mundiais conquistados pelo clube, em 2000 e 2012.

Amasso do Palmeiras

Os gritos da Fiel, por pouco, não diminuíram logo aos 20 segundos de jogo, em erro de saída de bola do Corinthians. Richard Ríos conduziu pelo lado direito e cruzou com perfeição para Flaco López, que testou firme e parou em milagre de Hugo Souza.

E a postura massacrante do Palmeiras permaneceu assim por pelo menos mais 25 minutos. Foram diversas oportunidades de gol do time visitante, a maioria parando em defesas de Hugo Souza. Uma delas, cara a cara com Felipe Anderson.

Quem não faz... toma!

A resposta do Corinthians à pressão palmeirense veio dos pés do principal jogador do Timão nesta temporada. Em belo chute de fora da área, o meia argentino abriu o placar para a equipe alvinegra.

A jogada se iniciou em um dos poucos momentos que o Corinthians conseguiu ocupar o campo de ataque e trocar passes com paciência. Yuri Alberto, pela esquerda, cruzou para a grande área e viu Caio Paulista afastar mal. Na sobra, Matheuzinho rolou para Rodrigo Garro, que encheu o pé de fora da área e consegui superar o goleiro Weverton.

O artilheiro que não desiste!

O roteiro no começo do segundo tempo repetiu o que foi a reta final da primeira etapa. Enquanto o Palmeiras encurralava o Corinthians no campo de defesa, o Timão se aproveitava das brechas. E foi assim que o Alvinegro ampliou o placar.

José Martínez venceu dividida com Richard Ríos no campo de defesa e acionou Garro, em velocidade. O argentino conduziu com o campo aberto e deu passe em profundidade, que ultrapassou Weverton e chegou para Yuri Alberto completar ao gol vazio.

Corinthians 2x0 Palmeiras

Corinthians

Hugo Souza; Gustavo Henrique, André Ramalho (Raniele) e Félix Torres; Matheuzinho, José Martínez, Alex Santana (Carrillo) e Hugo (Matheus Bidu); Rodrigo Garro; Yuri Alberto (Romero) e Memphis Depay (Breno Bidon). Técnico: Ramón Díaz.

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Vitor Reis, Gustavo Gómez e Caio Paulista (Vanderlan); Aníbal Moreno (Maurício), Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão (Gabriel Menino), Flaco López (Rony) e Felipe Anderson (Dudu). Técnico: Abel Ferreira

  • Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Data e horário: 4 de novembro de 2024 (segunda-feira), às 20h (de Brasília)
  • Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
  • Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP)
  • VAR: Wagner Reway (Fifa/ES)
  • Gols:
    Rodrigo Garro (40 min 1ºT) e Yuri Alberto (11 min 2ºT), para o Corinthians
  • Cartões amarelos:
    Hugo, do Corinthians
    Aníbal Moreno e Gabriel Menino, do Palmeiras
  • Cartões vermelhos:
  • Público: 46.085 pagantes
  • Renda: R$2.514.796,00
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Responsável por acompanhar o dia a dia de Corinthians e Santos pela Itatiaia Esporte. Passagem também como repórter do portal Meu Timão
Leia mais