Ouvindo...

Fortaleza vence o Criciúma, mantém embalo e alcança a vice-liderança do Brasileiro

Gol de Moisés faz time chegar aos 42 pontos e encostar no Botafogo; são oito jogos sem perder e invencibilidade de 12 partidas como mandante

O Fortaleza venceu o Criciúma neste sábado (10) por 1 a 0, na Arena Castelão, na capital cearense, pela 22ª rodada da Série A do Brasileiro. O time agora está há oito jogos sem perder na competição, com sequência de sete vitórias e um empate, igualando marca de 2022.

O resultado fez o Leão alcançar momentaneamente a segunda colocação do Brasileirão, com 42 pontos em 21 partidas. Se o Flamengo não vencer o Palmeiras neste domingo (11), no Maracanã, o Leão terminará a rodada na vice-liderança. O Botafogo está em primeiro, com 43 pontos em 21 confrontos, e neste domingo visita o Juventude, em Caxias do Sul, às 11h (de Brasília).

O gol de Moisés manteve o Fortaleza também invicto como mandante neste Brasileirão. São 12 partidas agora, com nove vitórias e três empates. E o detalhe que as igualdades foram nos três primeiros embates em casa, ou seja, são nove triunfos consecutivos.

O Criciúma interrompeu sequência de três jogos sem perder na competição, eram duas vitórias e um empate. O time está na 12ª colocação, com 24 pontos em 20 confrontos agora. São dois jogos a menos do que a maioria dos adversários.

O Fortaleza jogou com uma nova camisa, em tom azul marinho, feita em homenagem ao Dia dos Pais, comemorado neste domingo (11). Os jogadores entraram em campo com o nome dos seus pais nas costas.

Velocidade

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza, poupou alguns jogadores, de olho no jogo da próxima quarta-feira (14) pela Copa Sul-Americana, contra o Rosario Central, pela ida das oitavas de final. O volante e o atacante Breno Lopes ficaram no banco, o mesmo que Pochettino, recuperado de lesão.

E o Criciúma deu sufoco no início. O goleiro João Ricardo precisou fazer duas defesas difíceis, em cabeçadas quase seguidas de Bolasie. Aos poucos o Fortaleza foi ficando mais com a bola, usando a tradicional velocidade em transição para chegar ao ataque. E Moisés começou a se destacar.

O atacante, que virou reserva de Breno Lopes, teve chance de finalizar e colocou Kayzer duas vezes em boa condição. Mas o gol não saiu no primeiro tempo.

Só que com um minuto da etapa final, Rossetto lançou Yago Pikachu na direita, ele chegou à linha de fundo e cruzou para o meio da área. Moisés estava lá para marcar.

O Criciúma tentou ficar mais com a bola, chegou a ameaçar duas vezes o gol de João Ricardo, mas no contra-ataque o Fortaleza era perigoso. No fim, o placar não foi alterado.

Próximos jogos

Pela Série A, o Fortaleza volta a campo no próximo sábado (17), contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pela 23ª rodada. O jogo será às 18h30 (de Brasília). Já o Criciúma recebe o Vasco, no Heriberto Hulse, em Santa Catarina, às 16h (de Brasília) do domingo, dia 18 de agosto.

O Leão entra em campo antes, na próxima quarta-feira (14), contra o Rosario Central, na Argentina, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O confronto será às 19h (de Brasília).

Fortaleza 1 x 0 Criciúma

Fortaleza

João Ricardo; Brítez, Titi, Kuscevic e Felipe Jonatan (Bruno Pacheco); Lucas Sasha (Pedro Augusto), Matheus Rossetto e Kervin Andrade (Pochettino); Yago Pikachu, Renato Kayzer (Marinho) e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Criciúma

Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Ángel e Trauco (João Carlos); Newton (Arthur Caíke), Meritão, Allano (Jonahtan), Marquinhos Gabriel (Eliédson) e Marcelo Hermes; Bolasie. Técnico: Cláudio Tencati.

Gols
Moisés (1min2ºT) para o Fortaleza

Cartões Amarelos
Titi, Lucas Sasha (Fortaleza); Trauco, Marquinhos Gabriel, Marcelo Hermes, Arthur Caíke (Criciúma)

Público total: 40.311 presentes
Renda bruta: R$ 620.473,00

Motivo: 22ª rodada da Série A do Brasileiro
Data e horário: 10 de agosto de 2024 (sábado), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Kleber Ariel Gonçalves da Silva (PR)
Auxiliares: Bruno Boschillia (PR) e Victor Hugo Imazu Dos Santos (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais