O clássico Ba-Vi válido pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro marcará o terceiro encontro entre Rogério Ceni e Thiago Carpini como técnicos. Os dois estarão na beira do campo para comandar
Apesar de ser o sexto e último confronto entre os rivais em 2024, será apenas a primeira vez que os treinadores se enfrentarão à frente das duas principais equipes baianas. Isso porque o Leão era comandado por Léo Condé nos jogos anteriores.
Antes de chegarem à capital baiana, no entanto, Ceni e Carpini duelaram duas vezes em São Paulo. No retrospecto, a vantagem é do ex-goleiro, com uma vitória e um empate.
Quando comandava o São Paulo em 2022, Rogério venceu o Santo André de Thiago pela fase de grupos do Campeonato Paulista, por 1 a 0.
Em 2023, contudo, apesar da igualdade de 0 a 0 no placar, Carpini, à frente do Água Santa-SP, levou a melhor: pelas quartas de final do estadual, o clube do interior bateu o São Paulo nos pênaltis, por 6 a 5, e avançou à semifinal.
Aquela campanha projetou a carreira do atual treinador rubro-negro para o Brasil. Afinal, o Água Santa foi vice-campeão paulista, perdendo para o Palmeiras na final.
Veja retrospecto completo
- São Paulo (5) 0 x 0 (6) Água Santa - quartas de final do Paulistão 2023
- São Paulo 1 x 0 Santo André - fase de grupos do Paulistão 2022
Trabalho longevo
Dos dois, quem tem o trabalho mais longevo é Rogério Ceni. O técnico chegou ao Bahia no ano passado, com a missão de livrar a equipe do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Conseguiu e ganhou uma sequência em 2024.
No total, ele tem 63 partidas à frente do Tricolor de Aço, com 35 vitórias, 17 empates e 11 derrotas. O aproveitamento é de 64,5%.
Apesar do momento difícil vivido no Brasileirão,
“Recuperação”
Carpini, por sua vez, ganhou uma missão difícil. Após a demissão de Léo Condé,
Já eliminado da Copa do Brasil, o Leão tem apenas o Brasileiro para se preocupar em 2024. Neste momento, ocupa a 15ª colocação, com 21 pontos - dois a mais que o Fluminense, que abre o Z4.
Sob o comando do Rubro-Negro baiano, Carpini tem 18 partidas, com seis vitórias, dois empates e nove derrotas - aproveitamento de 39,2%.
Veja clássicos Ba-Vi de 2024
- Vitória 3 x 2 Bahia - 1ª fase do Campeonato Baiano
- Bahia 2 x 1 Vitória - 1ª fase da Copa do Nordeste
- Vitória 3 x 2 Bahia - Final do Campeonato Baiano
- Bahia 1 x 1 Vitória - Final do Campeonato Baiano
- Vitória 2 x 2 Bahia - 2ª rodada do Brasileirão