Ouvindo...

Ba-Vi marca terceiro confronto entre Ceni e Carpini; veja retrospecto

Treinadores se encontrarão no clássico entre Bahia e Vitória deste domingo (11), pelo Brasileirão

O clássico Ba-Vi válido pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro marcará o terceiro encontro entre Rogério Ceni e Thiago Carpini como técnicos. Os dois estarão na beira do campo para comandar Bahia e Vitória, respectivamente, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), a partir das 16h (de Brasília) de domingo (11).

Apesar de ser o sexto e último confronto entre os rivais em 2024, será apenas a primeira vez que os treinadores se enfrentarão à frente das duas principais equipes baianas. Isso porque o Leão era comandado por Léo Condé nos jogos anteriores.

Antes de chegarem à capital baiana, no entanto, Ceni e Carpini duelaram duas vezes em São Paulo. No retrospecto, a vantagem é do ex-goleiro, com uma vitória e um empate.

Quando comandava o São Paulo em 2022, Rogério venceu o Santo André de Thiago pela fase de grupos do Campeonato Paulista, por 1 a 0.

Em 2023, contudo, apesar da igualdade de 0 a 0 no placar, Carpini, à frente do Água Santa-SP, levou a melhor: pelas quartas de final do estadual, o clube do interior bateu o São Paulo nos pênaltis, por 6 a 5, e avançou à semifinal.

Aquela campanha projetou a carreira do atual treinador rubro-negro para o Brasil. Afinal, o Água Santa foi vice-campeão paulista, perdendo para o Palmeiras na final.

Veja retrospecto completo

  • São Paulo (5) 0 x 0 (6) Água Santa - quartas de final do Paulistão 2023
  • São Paulo 1 x 0 Santo André - fase de grupos do Paulistão 2022

Trabalho longevo

Dos dois, quem tem o trabalho mais longevo é Rogério Ceni. O técnico chegou ao Bahia no ano passado, com a missão de livrar a equipe do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Conseguiu e ganhou uma sequência em 2024.

No total, ele tem 63 partidas à frente do Tricolor de Aço, com 35 vitórias, 17 empates e 11 derrotas. O aproveitamento é de 64,5%.

Apesar do momento difícil vivido no Brasileirão, o Esquadrão registrou seu melhor primeiro turno na história da competição de pontos corridos. Além disso, está nas quartas de final da Copa do Brasil.

“Recuperação”

Carpini, por sua vez, ganhou uma missão difícil. Após a demissão de Léo Condé, o técnico ex-São Paulo foi contratado para tirar o Vitória da zona de rebaixamento da Série A. Desde que chegou, tem falado em campanha de “recuperação”.

Já eliminado da Copa do Brasil, o Leão tem apenas o Brasileiro para se preocupar em 2024. Neste momento, ocupa a 15ª colocação, com 21 pontos - dois a mais que o Fluminense, que abre o Z4.

Sob o comando do Rubro-Negro baiano, Carpini tem 18 partidas, com seis vitórias, dois empates e nove derrotas - aproveitamento de 39,2%.

Leia também

Veja clássicos Ba-Vi de 2024

  • Vitória 3 x 2 Bahia - 1ª fase do Campeonato Baiano
  • Bahia 2 x 1 Vitória - 1ª fase da Copa do Nordeste
  • Vitória 3 x 2 Bahia - Final do Campeonato Baiano
  • Bahia 1 x 1 Vitória - Final do Campeonato Baiano
  • Vitória 2 x 2 Bahia - 2ª rodada do Brasileirão

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais