Com brilho de Isidro Pitta, o Cuiabá surpreendeu e venceu o Bahia neste sábado (13), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pelo placar de 2 a 1, em jogo válido pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O atacante paraguaio marcou os dois gols dos visitantes, que se afastaram do Z4 da competição. Agora, o Dourado ocupa a 15ª colocação, com 17 pontos, cinco a mais que o Corinthians, primeiro integrante da zona.
Fim da invencibilidade
Para o Bahia, uma tarde para esquecer. O time treinado por Rogério Ceni teve o pior desempenho em casa na temporada, e acabou perdendo uma invencibilidade de 20 jogos.
A única derrota do Esquadrão de Aço na Fonte em 2024 havia sido contra o Jequié-BA, na rodada de abertura do Campeonato Baiano. Na ocasião, o clube utilizou um time sub-20, já que os profissionais faziam pré-temporada em Manchester, na Inglaterra. No Brasileirão, o aproveitamento era de 100%.
O destaque positivo do lado tricolor fica para a torcida, que quebrou o recorde de público da temporada. Ao todo, 48.627 pagantes foram ao estádio neste sábado, para uma renda de R$ 1,8 milhão.
Próximos jogos
O Bahia volta a campo no próximo domingo (21), às 16h (de Brasília), para enfrentar o Corinthians, novamente na Arena Fonte Nova, pela 18ª rodada do Brasileirão.
Já o Cuiabá terá um compromisso internacional. Na próxima quinta (18), o Dourado visita o Palestino-CHI, no Estádio Municipal de Concepción, pelos playoffs da Sul-Americana.
Relato da partida
Quase o primeiro
Com apenas 40 segundos de partida, o Cuiabá quase marcou o primeiro gol. Cicinho vacilou na defesa e perdeu a bola para Derik Lacerda. O atacante invadiu a área e tocou para Isidro Pitta finalizar por cima da meta tricolor.
Marcos Felipe salva o Bahia
Aos 17 minutos, Marcos Felipe salvou o Bahia. Após boa trama do Cuiabá, Isidro Pitta saiu na cara do gol e chutou firme de esquerda. O goleiro tricolor abafou bem a finalização e fez grande defesa.
Ramon, do Cuiabá, se desvencilha de Ademir, do Bahia
Na trave!
O Dourado criou uma grande chance aos 20 minutos. Derik Lacerda fez grande jogada pela direita e deixou Jonathan Cafu na boa para finalizar. De direita, ele explodiu uma bomba no travessão.
Pitta abre o placar
Logo na sequência, alguém cobrou escanteio da esquerda e Isidro Pitta cabeceou para o fundo das redes. Era o Cuiabá fazendo valer a pressão que exerceu no começo do jogo e abrindo o placar.
Jean Lucas empata
Depois de um primeiro tempo tenebroso, o Bahia voltou com o ímpeto necessário para empatar. Aos 3 minutos, Everton Ribeiro recebeu a bola pela direita e cruzou com perfeição para Jean Lucas cabecear no canto direito de Walter.
Cauly tenta jogada para o Bahia contra o Cuiabá, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Cuiabá volta à frente
A alegria tricolor, no entanto, não demorou muito. Dois minutos depois do gol de empate do Bahia, Isidro Pitta recebeu a bola dentro da área e tocou na saída de Marcos Felipe. O Cuiabá voltava à frente.
Deyverson de volta
O jogo deste sábado marcou também a reestreia de Deyverson com a camisa do Cuiabá. O atleta, que chegou a ser afastado por indisciplina, não atuava desde o dia 17 de abril, entrou em campo aos 26 minutos da etapa final, no lugar do artilheiro Pitta.
Gol! Mas não valeu
O Bahia chegou a empatar o jogo com Gilberto, aos 47 minutos da etapa final. Contudo, o lateral estava impedido no lance, e o gol não valeu.
Bahia 1 x 2 Cuiabá
Bahia
Marcos Felipe; Cicinho (Gilberto), Gabriel Xavier, Kanu e Iago Borduchi; Caio Alexandre, Jean Lucas (Rafael Ratão), Everton Ribeiro e Cauly; Ademir (Biel/Luciano Juba) e Thaciano (Carlos de Pena). Técnico: Rogério Ceni.
Cuiabá
Walter; Raylan, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro, Fernando Sobral (Bruno Alves) e Denilson (Filipe Augusto); Derik Lacerda (André Luis), Jonathan Cafu (Eliel) e Isidro Pitta (Deyverson). Técnico: Petit.
Gols
Jean Lucas (3min2ºT), para o Bahia
Isidro Pitta (22min1ºT e 5min2ºT), para o Cuiabá
Cartões amarelos
Carlos de Pena e Gabriel Xavier (Bahia); Walter, Denilson e Alan Empereur (Cuiabá)
Cartão vermelho
Público: 48.267 pagantes
Renda: R$ 1.843.429,50
Motivo: jogo de ida da terceira fase preliminar da Libertadores
Data: 8 de março de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Douglas Pagung (ES)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)