Ouvindo...

Palmeiras vence Atlético-GO, assume vice-liderança e atinge marca no Allianz

Alviverde aplica 3 a 1 no rival e chega a 200 triunfos em 300 jogos na arena; resultado mantém luta pelo topo da Série A contra Flamengo e Botafogo

Flaco López comemora primeiro gol do Palmeiras sobre Atlético-GO

O Palmeiras até que sofreu mais do que o usual no primeiro tempo, mas conseguiu destravar o jogo na etapa final e bateu o Atlético-GO por 3 a 1, nesta quinta-feira (11), pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O triunfo permitiu ao Alviverde atingir uma marca histórica no Allianz Parque e flertar com a liderança da competição.

O Verdão chegou a ser líder por alguns minutos e só perdeu a primeira posição com a vitória do Botafogo sobre o Vitória, por 1 a 0, no Barradão, no último jogo da noite desta quinta-feira (11). O clube carioca tem os mesmos 33 pontos, mas leva a melhor no número de gols feitos: 27 a 25.

Na noite em que chegou a 300 jogos em sua casa, a equipe palestrina alcançou a vitória de número 200. O retrospecto ainda conta com 58 empates e 42 derrotas. Neste ano, por sinal, o time de Abel Ferreira ainda não perdeu na arena, com 13 triunfos e duas derrotas.

Os gols da partida, para o Palmeiras, foram marcados por Flaco López, Raphael Veiga e Alix (contra). Shaylon descontou para os visitantes. O cenário de festa do Verdão ficou ainda mais completo com a apresentação oficial do meia-atacante Felipe Anderson antes da partida.

Já o Atlético-GO, que teve a estreia do técnico Vagner Mancini, segue na luta contra o rebaixamento. O Dragão está na penúltima posição, com 11 pontos.

Leia também

O jogo

Verdão na frente

O Palmeiras foi soberano nos primeiros instantes do jogo. O time teve a posse de bola e trocou passes com tranquilidade diante de um rival retrancado.

Com margem para trabalhar no campo defensivo, logo aos cinco minutos, a equipe encontrou uma arma para furar o bloqueio. Gómez fez um lançamento à la Gerson e colocou Flaco López livre para fazer o gol.

Golaço para empatar

O que os palmeirenses não poderiam imaginar era que o cenário mudaria drasticamente em pouco tempo. O Dragão cresceu na partida com um chute magistral de Shaylon. O meia acertou o ângulo de muito longe para empatar e mudar o rumo do confronto.

Atlético-GO cresce

Após firmar o 1 a 1, os visitantes deixaram aquela retranca total para trás e tentaram sair mais para o ataque em fases pontuais. Chegaram, inclusive, a acertar a trave em um lance que terminou em impedimento.

Marcação encaixada

Na sequência, o Atlético-GO, montado com três zagueiros, conseguiu encaixar a marcação e ainda viu um Palmeiras pouco inspirado - um contraste em relação aos último jogos.

Nesse cenário, o Verdão, depois de sofrer o empate, teve apenas duas chances desperdiçadas por Rony e Estêvão.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Palmeiras conseguiu, novamente, destravar a partida. Logo aos cinco minutos, Raphael Veiga recebeu a bola de Estêvão. Como um pivô, girou e chutou rasteiro.

Gol contra amplia

Logo após bater o centro, Gabriel Menino roubou a bola e passou para Rony, que enfiou um passe para Estêvão. A joia chutou na saída do arqueiro e, no bate-rebate, a bola encontrou o zagueiro Alix antes de ir às redes. Gol contra.

Jogo mais aberto

Atrás no placar, o Atlético-GO abriu mão dos três zagueiros, deixando o confronto mais aberto. Nesse cenário, o Palmeiras perdeu duas chances com Dudu e Luighi. Por outro lado, o Dragão desperdiçou outra oportunidade ainda mais clara com Roni.

Palmeiras 3 x 1 Atlético-GO

Palmeiras

Weverton; Mayke, Vitor Reis, Gustavo Gómez e Piquerez (Vanderlan); Aníbal Moreno, Gabriel Menino (Fabinho), Estêvão (Caio Paulista), Raphael Veiga e Rony (Luighi); Flaco López (Dudu). Técnico: Abel Ferreira

Atlético-GO

Ronaldo; Bruno Tubarão, Adriano Martins, Marcão (Luiz Felipe), Alix e Guilherme Romão; Lucas Kal, Rhaldney (Roni), Gabriel Baralhas (Alejo Cruz) e Shaylon (Emiliano Rodríguez); Yony González (Max). Técnico: Vagner Mancini

Gols
Flaco López (5min1ºT), Raphael Veiga (5min2ºT), Alix (contra, 7min2ºT), do Palmeiras
Shaylong (8min1ºT), do Atletico-GO

Cartões amarelos
Estêvão, Gabriel Menino (Palmeiras); Gabriel Baralhas, Max (Atlético-GO)

Público: 26.897 pessoas
Renda: R$ 2.751.729,57

Motivo: 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 11 de julho de 2024, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira-FIFA (CE) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.