O Cuiabá finalizou mais vezes e teve chances mais claras, mas quem saiu vencedor da Arena Pantanal, nesta quarta (3), foi o Botafogo. Com gols de Kauê e Mateo Ponte, o time de Artur Jorge venceu por 2 a 1 pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Dourado chegou a empatar com Isidro Pitta, que deu muito trabalho à defesa rival.
Com o resultado, o Glorioso vai aos 27 pontos e mantém sua posição entre os primeiros colocados da Série A. O Cuiabá, com 13, está na segunda metade da tabela.
Na próxima rodada, o
A aposta de Artur Jorge
No anúncio da escalação, a presença de Kauê entre os titulares do Botafogo chamou logo a atenção. A aposta de Artur Jorge não demorou a dar resultado.
O time subiu a marcação e complicou a saída do Cuiabá, com Ponte desarmando o adversário e tocando para Eduardo, que tocou para Kauê na entrada da área.
O camisa 25 - que não iniciava um jogo desde março - pegou de primeira e finalizou no canto direito de Walter para abrir o placar: 1 a 0 aos cinco minutos!
Kauê, de frente, comemora o gol do Botafogo com Eduardo
Fez o gol e recuou
O início promissor, com gol seguido por uma boa oportunidade com Júnior Santos, não teve vida longa. A marcação alta logo deu lugar a um time posicionado muito atrás.
O time de Artur Jorge praticamente abdicou de atacar. Tanto que, ao término do primeiro tempo, o Botafogo não finalizou mais nenhuma vez contra o gol do Cuiabá.
Isidro Pitta marca o dele!
A equipe de Petit, neste cenário, passou a ter o domínio da partida. A oportunidade do empate surgiu de pênalti infantil cometido por Halter, que empurrou Isidro Pitta na área.
Após conferir o lance no VAR, o árbitro confirmou a penalidade. Pitta, artilheiro do Cuiabá, cobrou bem, sem chances para John: 1 a 1 aos 45 minutos!
Halter, zagueiro do Botafogo, teve muitas dificuldades diante do Cuiabá
De novo, Halter?
Na volta do intervalo, Halter errou pela segunda vez e, por pouco, o Cuiabá não virou a partida antes do primeiro minuto do segundo tempo.
O zagueiro tinha a posse de bola, mas perdeu para Pitta já próximo da área. O atacante deixou Clayson na cara do gol, mas a finalização saiu rente à trave. Inacreditável!
O duelo ficou aberto, com as duas equipes incapazes de assumir o controle das ações. As melhores chances, de todo modo, seguiram com o Cuiabá.
Aos 20, Isidro Pitta levou vantagem sob a marção de Cuiabano e Bastos e, de frente para o gol, parou em defesa de John. O impedimento foi marcado posteriormente.
Ponte garante a vitória!
O Cuiabá parecia mais perto da vitória, mas quem conseguiu balançar a rede adversária foi o Botafogo. E, de novo, com um nome improvável.
Após participar do lance do gol de Kauê, Mateo Ponte novamente foi ao ataque. O passe foi para Júnior Santos, que girou para cima da marcação e finalizou.
Em velocidade, o lateral uruguaio acompanhou a jogada e apareceu dentro da área para aproveitar o rebote dado por Walter, e marcou o gol da vitória aos 31: 2 a 1!
Mateo Ponte comemora o gol do Botafogo diante do Cuiabá
Até o apito final, John voltou a trabalhar bem e evitar o gol de empate do Cuiabá, que terminou o jogo com 11 finalizações, sete a mais do que o Botafogo.
Cuiabá 1 x 2 Botafogo
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre (Railan), Marllon, Alan Empereur (Lucas Fernandes) e Ramon; Filipe Augusto, Bruno Alves e Denilson (Fernando Sobral); Jonathan Cafu (Jadson), Clayson (André Luís) e Isidro Pitta - Técnico: Petit
Botafogo
John; Ponte, Halter, Bastos e Marçal (Cuiabano); Gregore (Tiquinho Soares), Marlon Freitas e Kauê (Danilo Barbosa); Luiz Henrique (Óscar Romero), Eduardo e Júnior Santos (Diego Hernández) - Técnico: Artur Jorge
Gols: Kauê (5'/1ºT) e Ponte (31'/2ºT), do Botafogo, e Isidro Pitta (45'/1ºT), do Cuiabá
Cartão amarelo: Alan Empereur, Filipe Augusto, André Luís e Railan (CUI); Óscar Romero (BOT)
Cartão vermelho: Não houve
Renda e público: Ainda não informado.
Motivo: Jogo da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data e hora: 3 de julho de 2024, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa/MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Fernanda Nadrea Gomes Antunes (Fifa/MG)
Árbitro de vídeo: Charly Wendey Straub Deretti (Fifa/MG)