Depois de quatro jogos sem vencer, o
São Paulo x Criciúma: veja como foi o jogo lance a lance Confira a classificação atualizada da Série A do Brasileiro
Respaldado pelo gol mais rápido da competição até aqui, o time do técnico Luis Zubeldía também tirou da cartola uma cobrança de falta ensaiada para ampliar o marcador com o atacante Luciano ainda no primeiro tempo.
O jogo transcorreu com tranquilidade para os mandantes até os minutos finais, quando o goleiro Jandrei protagonizou uma lambança. O arqueiro cobrou errado um tiro de meta e deixou a bola nos pés de Arhtur Caíke, que assinou o gol do Criciúma, aos 47 minutos do segundo tempo.
Depois, o São Paulo segurou para garantir o triunfo que permitiu à equipe subir para o sétimo lugar da competição, agora com 18 pontos. Já o time carvoeiro ficou na 13ª colocação, com os mesmos 12 pontos.
Próximos jogos
São Paulo e Criciúma já voltam a jogar pelo Brasileirão neste domingo (30). A equipe de Zubeldía recebe o Bahia no Morumbis, às 16h (de Brasília). Já o time de Cláudio Tencati encara o Internacional, no estádio Heriberto Hülse, às 18h30 (de Brasília).
O jogo
Alisson faz gol-relâmpago
O São Paulo começou a partida da melhor maneira possível. De volta ao time após cumprir suspensão, Alisson aproveitou a sobra de uma jogada individual de Lucas e finalizou da entrada da área, aos 35 segundos. Era o começo perfeito para dissipar qualquer desconfiança.
Lucas desequilibra
Depois do gol, a partida seguiu o ritmo de Lucas. O meia-atacante infernizou o lado direito do time carvoeiro. Amarelou dois jogadores e sofreu a falta que originou o segundo gol em uma jogada rara.
Falta ensaiada, gol de Luciano
Na cobrança ensaiada, Luciano estava de costas para a barreira ao lado de Lucas, que rolou a bola para o próprio Luciano girar e chutar no canto esquerdo sem chances para o goleiro Gustavo.
Controle do São Paulo
Com a folga no placar, o São Paulo conduziu o jogo ao seu ritmo - sem pressa. Do outro lado, o Criciúma tinha dificuldade em marcar o Tricolor e pouco se encontrava no ataque. A exceção foi um gol perdido por Arthur Caíke quase na pequena área.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o São Paulo deixou bem claro que não interessava ao time acelarar demais o jogo. A sensação era clara de que a equipe controlava a energia pensando no próximo duelo diante do Bahia.
Ainda assim, o Tricolor foi quem se aproximou de fazer mais um gol com as chances finalizadas por Ferreira, Luciano e Luiz Gustavo.
Alan Franco, duas vezes!
Depois de mexidas do técnico Cláudio Tencati, o Criciúma melhorou na partida e ficou muito perto de diminuir a vantagem do São Paulo.
As finalizações em sequência de Claudinho e Barreto, contudo, foram cortadas duas vezes pelo zagueiro Alan Franco, aos 27.
Jandrei entrega gol
O São Paulo, então, voltou a controlar o jogo até que Jandrei cobrou um tiro de meta errado e entregou a bola para Arthur Caíke diminuir a diferença no placar.
Depois, o Tricolor precisou se segurar para não levar um novo revés na competição.
São Paulo 2 x 1 Criciúma
São Paulo
Jandrei; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Alisson (Galoppo), Lucas (Juan), Luciano (Welligton Rato) e Ferreira (Michel Araujo); Calleri (Diego Costa). Técnico: Luis Zubeldía
Criciúma
Gustavo; Jonathan (Claudinho), Rodrigo, Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Newton (Trauco), Ronald (Barcia) e Marquinhos Gabriel (Fellipe Mateus); Eder (Allano) e Arthur Caíke. Técnico: Cláudio Tencati
Gols
Alisson (35seg1ºT), Luciano (21min1ºT), do São Paulo
Arthur Caíke (47min2ºT), do Criciúma
Cartões amarelos
Zubeldía, Arboleda, Luciano (São Paulo); Marquinhos Gabriel, Ronald, Newton, Claudinho (Criciúma)
Público: 28.808 pessoas
Renda: R$ 1.382.121,00
Motivo: 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de junho de 2024, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)