Ouvindo...

Times

Com Matheus Pereira de volta, Cruzeiro recebe Fluminense e tenta quebrar escrita

Cruzeiro não vence o Fluminense há oito jogos e quer encerrar essa sequência com vitória e proximidade do G4

Depois de empatar com o Vasco no Rio de Janeiro, o Cruzeiro volta a jogar contra outra equipe carioca, mas diante de seu torcedor. Nesta quarta-feira (19), o time celeste enfrenta o Fluminense, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além da invencibilidade em casa, a equipe de Fernando Seabra tentará atingir dois outros importantes feitos.

Distante apenas três pontos do G4, o Cruzeiro quer se manter na parte de cima da tabela e se aproximar do pelotão de elite do Brasileirão. A equipe estrelada ocupa hoje a oitava colocação, com 14 pontos. O time de Seabra tem uma partida a menos, já que o duelo com o Internacional, válido pela quinta rodada, precisou ser adiado devido às chuvas no Rio Grande do Sul.

Com isso, uma vitória em cima do Fluminense será crucial para o Cruzeiro buscar uma escalada na tabela de classificação e se aproximar das primeiras posições. Atualmente, Botafogo, Flamengo, Bahia e Athletico-PR ocupam as quatro primeiras posições na classificação.

Tabu indigesto

Além dos planos em relação à proximidade do G4, vencer o Fluminense faria o Cruzeiro quebrar um indigesto tabu. Há quase seis anos a Raposa não sabe o que é vencer o Tricolor Carioca.

A última vez foi no dia 25 de agosto de 2018, no Mineirão, em jogo válido pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o time comandado por Mano Menezes bateu o Flu por 2 a 1. Os gols do Cruzeiro foram marcados por Raniel e Ayrton Lucas (contra). Henrique (contra) fez o gol carioca.

De lá para cá, Cruzeiro e Fluminense fizeram oito jogos, com cinco derrotas celestes e três empates. As partidas aconteceram em 2019, 2022 e 2023, ou pelo Brasileirão ou Copa do Brasil. (veja lista de partidas no fim da matéria)

“Mais um jogo difícil de Brasileiro. A gente sabe que eles vêm em um momento turbulento, que não é dos melhores dentro da competição. Mas, é uma equipe que tem plantel, tem jogador, tem trabalho, tem treinador. É respeitar muito, mas, jogando em casa, temos que nos impor e buscar a vitória”, projetou o volante Ramiro.

Entre 2020 e 2021, as equipes não se enfrentaram, uma vez que o Cruzeiro estava na Série B do Campeonato Brasileiro.

Retorno do destaque

O técnico Fernando Seabra tem uma boa notícia para esse confronto com o Flu. O meia-atacante Matheus Pereira está de volta após cumprir suspensão automática. O camisa 10 ficou fora contra o Vasco por ter levado três cartões amarelos.

O time do Cruzeiro

Seabra terá desfalques certos. Contra o Cruz-maltino, o atacante Rafa Silva deixou o gramado do estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, reclamando de dores na coxa direita. Por isso, ficou fora da lista de relacionados.

Submetido a exames nessa segunda-feira, Rafa Silva teve lesão muscular detectada na coxa. O jogador passará por tratamento conservador, por isso será ausência nesta quarta.

Quem também está fora é o volante Lucas Romero. O argentino apresentou desgaste muscular na panturrilha esquerda e será poupado contra o Fluminense.

A grande surpresa da lista de relacionados é o atacante Rafael Bilu. O jogador não atua em uma partida oficial há mais de um ano. Ele sofreu uma grave lesão no tendão de Aquiles da perna esquerda no dia 6 de maio de 2023, na partida contra o Santos, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O meia-atacante Álvaro Barreal segue fora, após machucar o joelho na vitória por 2 a 1 em cima do Cuiabá.

O atacante Arthur Gomes voltou a ser relacionado pelo técnico Fernando Seabra. O jogador ficou fora contra o São Paulo, Cuiabá e Vasco por problemas musculares.

O time do Fluminense

Atual campeão da América, o Fluminense entra em campo pressionado e precisando dar uma resposta diante do Cruzeiro. Isso porque o time de Fernando Diniz entra na 10ª rodada como vice-lanterna, com apenas uma vitória no Brasileirão.

Este é o segundo pior início de campanha no Tricolor na história da Série A.

Se a fase já é ruim, o técnico ainda tem uma série de desfalques. Ganso, Felipe Melo e Guga estão suspensos. Jhon Arias está à disposição da seleção da Colômbia, enquanto Lelê e André seguem em recuperação de lesões.

Neste cenário, Manoel e Renato Augusto devem ganhar chances entre os titulares. Diniz admite o momento de dificuldade, mas não deve fazer mudanças radicais na equipe ou no estilo de jogo. Germán Cano, que vive maior jejum de gols no clube, será mantido no ataque, por exemplo.

Uma ausência importante pode acontecer no gol. O goleiro Fábio sentiu um mal-estar durante o treino no CT Carlos Castilho e não embarcou com a delegação para Belo Horizonte.

O goleiro, por ora, é tratado como dúvida. Fábio permaneceu no Rio de Janeiro para realizar exames e, caso apresente melhora, pode viajar para BH nesta quarta. A informação foi inicialmente publicada pela “Rádio Tupi” e confirmada pela Itatiaia.

Últimos jogos entre Cruzeiro x Fluminense

  • Fluminense 1x1 Cruzeiro - 15/05/2019 - (Maracanã / Rio de Janeiro) - Copa do Brasil 2019
  • Fluminense 4x1 Cruzeiro - 18/05/2019 - (Maracanã / Rio de Janeiro) - Campeonato Brasileiro 2019
  • Cruzeiro 2x2 Fluminense - 05/06/2019 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Copa do Brasil 2019
  • Cruzeiro 0x0 Fluminense - 09/10/2019 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Campeonato Brasileiro 2019
  • Fluminense 2x1 Cruzeiro - 23/06/2022 - (Maracanã / Rio de Janeiro) - Copa do Brasil 2022
  • Cruzeiro 0x3 Fluminense - 12/07/2022 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Copa do Brasil 2022
  • Cruzeiro 0x2 Fluminense - 10/05/2023 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Campeonato Brasileiro 2023
  • Fluminense 1x0 Cruzeiro - 20/09/2023 - (Maracanã / Rio de Janeiro) - Campeonato Brasileiro 2023

CRUZEIRO X FLUMINENSE

CRUZEIRO

Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Ramiro, Lucas Silva e Matheus Pereira; Gabriel Verón, Arthur Gomes e Arthur Viana. Técnico: Fernando Seabra

FLUMINENSE

Felipe Alves (Fábio): Samuel Xavier, Thiago Santos, Marlon e Diogo Barbosa; Martinelli, Alexsander e Renato Augusto; Keno, Marquinhos e Cano. Técnico: Fernando Diniz

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: Quarta-feira, 19 de junho de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (CBF/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA/SP) e Evandro de Melo Lima (CBF/SP)
VAR: Daiane Muniz (FIFA/SP)
Transmissão: TV Globo, Premiere; Itatiaia (no rádio, em 95.7 FM e 610 AM para BH e Região, e transmissão das imagens da jornada esportiva no YouTube)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais