Ouvindo...

Líder, Athletico é letal no ataque e bate Palmeiras na Arena Barueri

Depois de Raphael Veiga perder pênalti, Furacão constrói placar de 2 a 0 e segura resultado mesmo com jogador expulso no segundo tempo

Pablo comemora gol que abre placar entre Palmeiras x Athletico

Letal no ataque, o Athletico venceu o Palmeiras, neste domingo (12), na Arena Barueri, por 2 a 0. Com o resultado, válido pela sexta rodada, a equipe se mantém na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Furacão se mostrou preciso com rápidos contra-ataques e ganhou o confronto com um gol de Pablo, no último lance do primeiro tempo, e um gol contra de Gustavo Gómez na abertura da etapa final.

Antes de ver o Athletico se lançar na frente do marcador, o Palmeiras teve um pênalti perdido por Raphael Veiga. Na etapa final, a equipe de Abel Ferreira ainda ficou com um jogador a mais em campo, desde os 21 minutos do segundo tempo, mas não conseguiu reverter o marcador.

Como está a classificação

A vitória do Furacão levou o time aos 13 pontos, mantendo a liderança da Série A. Agora, a equipe seca o Bahia, que enfrenta o Bragantino, neste domingo, para ficar isolada no topo da classificação.

O Verdão, por outro lado, caiu para a oitava posição, com os mesmos oito pontos.

Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (15) para compromissos internacionais.

O Palmeiras, às 21h30 (de Brasília), enfrenta o Indenpendiente del Valle, no Allianz Parque, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Já, às 19h (de Brasília), o Athletico recebe o Danubio-URU, na Ligga Arena, pela quinta rodada da Copa Sul-Americana.

O jogo

Times modificados

As duas equipes começaram a partida com as escalações alteradas. O Palmeiras teve quatro mudanças no total. Com os desfalques do zagueiro Murilo, suspenso, e do volante Aníbal Moreno, com um trauma no olho direito, o técnico Abel Ferreira escolheu Luan e Zé Rafael.

Além disso, o lateral-direito Mayke ganhou o posto de Marcos Rocha para a partida, assim como Rony surgiu no ataque na vaga de Lázaro.

Já o Athletico entrou na partida com o retorno de vários titulares que foram poupados da goleada de 5 a 1 sobre o Rayo Zuliano, na Venezuela, pela Copa Sul-Americana. Entre essas peças, estavam os volantes Fernandinho e Erick, além do atacante Pablo.

Athletico mais perigoso

Com essas formações, o Furacão foi mais perigoso no primeiro tempo. Moldado para o contra-ataque, o time mostrou muita velocidade na saída para o jogo e causou arrepios na defesa alviverde.

Ao todo, foram quatro chances claras de gol, sendo duas com Cuello, aos 24 e 41 minutos, e outra com Bruno Zapelli, logo aos nove, quando Weverton fez boa defesa. A última oportunidade perdida foi protagonizada por Gamarra, aos 43, em nova defesa do goleiro alviverde.

Palmeiras perde pênalti

O time palestrino, por sua vez, apostou nas associações entre Endrick e Estêvão para tentar sair na frente do rival. Até os 46 minutos, no entanto, a equipe só havia criado duas chances com relativo perigo de gol. Os lances foram de Estêvão, aos 14, e Piquerez, aos 39.

Já nos acréscimos, o Palmeiras ficou perto de abrir o placar após Endrick ser derrubado por Bento na área. Mas, na cobrança da penalidade, Raphael Veiga chutou no canto esquerdo do goleiro do Furacão, que caiu para fazer a defesa.

Furacão abre placar

Quando o jogo se encaminhava para o intervalo, veio um lance para se fazer justiça ao cenário da partida. O atacante Pablo cobrou uma falta, que desviou em Raphael Veiga e tirou Weverton do lance. O Furacão marcou aos 53 minutos, no último lance, e foi para a etapa final na frente do marcador.

Segundo tempo

Mesmo sem modificações, o Palmeiras voltou do intervalo mais incisivo. A equipe passou a ocupar mais o campo de ataque e criou um nova chance com um chute rasteiro de Estêvão.

Furacão amplia

Apesar do melhor momento inicial do Alviverde, foi o Furacão quem novamente balançou as redes. Após cruzamento de Cuello, o zagueiro Gustavo Gómez cortou errado, e a bola entrou na própria meta, aos 13 minutos da etapa final.

Athletico segura resultado com menos um

Aos 21, o Furacão perdeu o lateral-esquerdo Esquivel por expulsão após falta em Endrick. Com a vantagem numérica, o Palmeiras partiu para cima assustou com Lázaro e Richard Ríos, que mandou uma bola de cabeça no travessão.

Depois, o time rubro-negro mostrou seu poder decisão e chegou a fazer o terceiro gol com Canobbio, mas o lance foi anulado por impedimento.

A essa altura, o Palmeiras partiu para o ataque e tentou correr atrás do prejuízo a todo custo. Faltou, no entanto, efetividade para mudar o cenário do placar, apesar das chances criadas.

Palmeiras 0 x 2 Athletico

Palmeiras

Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan (Flaco López) e Piquerez; Gabriel Menino (Ricahrd Ríos), Zé Rafael (Rômulo), Estêvão (Luis Guilherme), Raphael Veiga e Rony (Lázaro); Endrick. Técnico: Abel Ferreira

Athletico

Bento; Léo Godoy (Madson), Kaíque Rocha, Gamarra e Esquivel; Fernandnho, Erick, Nikão (Canobbio), Bruno Zapelli (Zé Vitor) e Cuello (Julimar); Pablo (Fernando). Técnico: Cuca

Gols
Pablo (53min1ºT) e Gustavo Gómez (contra, 13min2ºT), do Athletico

Cartões amarelos
Mayke, Abel Ferreira, Endrick, Flaco López, Raphael Veiga (Palmeiras); Pablo, Esquivel, Léo Godoy, Fernandinho (Athletico)

Cartão amarelo
Esquivel (Athletico)

Público: 12.108 torcedores
Renda: R$ 480.618,00

Motivo: sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 12 de maio de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Arena Barueri, em São Paulo

Árbitro: Bráulio da Silva Machado-FIFA (SC)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos-FIFA (BA) E Henrique Neu Ribeiro (SC)
Árbitro de vídeo: Helen Aparecida Gonçalve Silva Araújo (MG)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.