Com direito a ‘lei do ex’, o Bahia venceu o Grêmio por 1 a 0 neste sábado (27), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Revelado pelo time gaúcho, Everaldo marcou o gol da vitória do Esquadrão.
Calma, calabreso.
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) April 28, 2024
O resultado garante ao time treinado por Rogério Ceni uma invencibilidade de 13 jogos dentro de casa. Agora, são 12 vitórias e um empate na temporada, com 33 gols marcados e apenas cinco sofridos.
Além disso, o Bahia termina o sábado dentro do G-4 do Brasileirão. Com sete pontos conquistados, o Tricolor baiano está atrás somente de Atlético, RB Bragantino e Flamengo. Já o Grêmio estacionou nos seis pontos e caiu para a sétima colocação.
Próximos jogos
Os dois clubes terão pela frente a 3ª fase da Copa do Brasil na próxima terça-feira (30). O Bahia recebe o Criciúma às 19h (de Brasília), na Arena Fonte Nova. Já o Grêmio visita o Operário-PR às 20h, no Germano Krüger.
Relato do jogo
Com intensidade para dominar a bola desde o início do jogo, o Bahia foi perigoso aos 14 minutos. Luciano Juba descolou bom cruzamento da esquerda e Thaciano cabeceou com perigo à meta de Rafael Cabral.
Everaldo faz golaço
A “Lei do Ex” trabalhou aos 16 minutos, e com um golaço. Everaldo recebeu de Everton Ribeiro dentro da área, deu um corte seco em Kannemann e acertou um belo chute de esquerda no ângulo de Rafael Cabral.
Cauly acerta a trave
Aos 23, o Bahia quase ampliou o placar. Everton Ribeiro recebeu de Thaciano do lado direito da grande área e ajeitou com categoria para Cauly mandar uma bomba no travessão.
O Grêmio até tentou construir depois para tentar o empate, mas não gerou nenhum lance de perigo para Marcos Felipe, que praticamente só trabalhou com os pés.
Aos 45 minutos, o Bahia ainda teve outra boa oportunidade. Thaciano roubou a bola no campo de defesa adversário e saiu na cara do gol, mas demorou para finalizar e foi travado.
Renato volta com mudanças
Insatisfeito com o rendimento do time, o técnico Renato Portaluppi voltou com três mudanças do intervalo. Saíram Du Queiroz, Edenílson e Soteldo, e entraram Cristaldo, Nathan Fernandes e Gustavo Nunes. Apesar de a equipe ter melhorado, o Bahia seguiu controlando a bola no meio-campo, e o Imortal pouco criou.
Rafael Cabral salva o Grêmio
Rafael Cabral salvou o Grêmio do segundo gol do Bahia. Aos 24 minutos, Biel partiu em velocidade pela direita após bom passe de Jean Lucas e cruzou na medida para Everaldo. O camisa 9 chutou firme no contrapé do goleiro do Imortal, que se recuperou bem e caiu no cantinho para espalmar para escanteio.
O arqueiro ex-Cruzeiro apareceu de novo aos 37 minutos, quando Rafael Ratão saiu na cara do gol e finalizou para a boa defesa de Cabral.
Renato Gaúcho vai embora do jogo
O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, protagonizou uma cena inusitada ao fim da partida. Após Diego Costa ser expulso no banco de reservas, o comandante tricolor mandou todos os jogadores que estavam no banco da Fonte Nova se retirarem do campo. Além disso, ele mesmo foi embora do jogo.
Bahia 1 x 0 Grêmio
Bahia
Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Biel) e Cauly (Ademir); Thaciano (Carlos de Pena) e Everaldo (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni.
Grêmio
Rafael Cabral; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Fábio (Zé Guilherme); Dodi, Du Queiroz (Cristaldo) e Villasanti; Edenílson (Nathan Fernandes), Diego Costa (JP Galvão) e Soteldo (Gustavo Nunes). Técnico: Renato Portaluppi.
Gol
Everaldo (16min1ºT), para o Bahia
Cartões amarelos
Gabriel Xavier e Everton Ribeiro (Bahia); Kannemann, Dodi e Gustavo Nunes (Grêmio)
Público: 35.836 pagantes
Renda: R$ 1.162.668,50
Motivo: 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de abril de 2024 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Auxiliares: Thiaggo Americano Labes e Henrique Neu Ribeiro (ambos de SC)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa-RN)