Atrás de um técnico para a temporada de 2025, o Botafogo fez contatos iniciais com Tite. Dirigentes da SAF alvinegra abriram conversas com o empresário do treinador de 63 anos, que está livre no mercado desde a passagem pelo Flamengo, encerrada em setembro de 2024.
A busca por Tite foi inicialmente publicada pelo jornal “O Dia” e confirmada pela Itatiaia. Ainda de acordo com a publicação, John Textor terá uma reunião nesta semana com Roberto Mancini.
O italiano teve o último trabalho na seleção da Arábia Saudita, até outubro de 2024, quando encerrou a passagem após resultados ruins nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O técnico também já dirigiu a seleção de seu país entre 2018 e 2023, sendo campeão da Euro em 2020, e tem trabalhos históricos por Manchester City-ING, Lazio, Inter e Fiorentina, na Itália.
O Botafogo está sem treinador desde a saída do português Artur Jorge, que rescindiu seu contrato com o clube após o Mundial de Clubes, em dezembro, para assumir o Al-Rayyan, do Catar.
John Textor centraliza a busca pelo técnico. André Jardine, do América-MEX, recusou uma oferta. Rafa Benítez, Tata Martino e Vasco Matos foram consultados, mas as negociações não avançaram.
A trajetória de Tite
Técnico da Seleção Brasileira nas últimas duas Copas do Mundo, Tite tem uma longa trajetória no futebol brasileiro, começando a carreira como treinador no início da década de 1990.
Tite teve trabalhos marcantes por Grêmio, Internacional e Corinthians, sendo campeão da Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Brasileirão, Libertadores e do Mundial de Clubes, entre outros.
Após deixar o comando da Seleção, dirigiu o Flamengo entre outubro de 2023 e setembro de 2024. Apesar do título do Carioca invicto, o técnico não conseguiu fazer o time render o esperado.