Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Desmanche? Confira os profissionais que deixaram o futebol do Botafogo em 2025

Além de uma série de jogadores, o clube carioca vê uma série de profissionais do departamento de futebol deixarem os cargos na virada do ano

Artur Jorge, ao centro, e a comissão técnica do Botafogo em Doha, no Catar, para a Copa Intercontinental

Campeão do Brasil e da América em 2024, o Botafogo vive um início de 2025 marcado por saídas no departamento de futebol profissional. Além de uma série de jogadores - a maior em fim de contrato -, o clube perde a comissão técnica de Artur Jorge e outros dois profissionais no começo da temporada.

O “adeus” de Artur Jorge com o Botafogo foi oficializada no último dia 3 com a assinatura da rescisão do contrato. Junto do treinador, os quatro profissionais portugueses que compõem sua comissão técnica deixam o clube carioca. Veja os nomes e as funções abaixo.

O psicólogo Paulo Ribeiro também anunciou sua saída do clube e foi contratado pelo Flamengo. O profissional, que estava no Botafogo desde 2019, era o Head de Psicologia do futebol
alvinegro.

Pedro Martins, contratado em junho de 2024, também deixou o clube para assumir o cargo de CEO no Santos.

    Leia também

    Em relação ao elenco profissional, há diferentes cenários. Vários atletas tiveram os contratos encerrados em 31 de dezembro e não foram procurados pelo Botafogo para renovar os vínculos. Rafael, por sua vez, aposentou-se, e Gatito Fernández optou por retornar ao Cerro Porteño-PAR. Já Almada irá para o Lyon-FRA.

    Confira, abaixo, todas saídas do departamento de futebol para o ano de 2025:
    • Jogadores: Gatito Fernández, Pablo, Adryelson, Rafael, Marçal, Pablo, Tchê Tchê, Eduardo, Almada, Óscar Romero e Luiz Henrique
    • Comissão técnica: Artur Jorge, Franclim Carvalho e João Cardoso (auxiliares), Tiago Lopes (preparador físico) e André Cunha (analista de desempenho)
    • Outros profissionais: Pedro Martins (diretor de futebol) e Paulo Ribeiro (psicólogo)

    O centroavante Tiquinho Soares também está próximo de deixar o Glorioso. O camisa 9 deve ser envolvido na negociação com o Santos pelo zagueiro Jair, de 19 anos.

    Igor Jesus, Gregore e Savarino, entre outros, também despertam interesse de clubes do exterior e podem ser negociados caso o clube entenda que as propostas são boas financeiramente.

    Em relação à nova comissão técnica, John Textor é quem coordena a busca pelo substituto de Artur Jorge. Na última semana, André Jardine recusou a oferta para seguir no América-MEX.

    John Textor nega ‘desmanche’

    Proprietário da Eagle Holding Football, John Textor foi às redes sociais nas últimas semanas e posicionou-se sobre o momento do Botafogo, que faz parte da rede multiclubes do empresário.

    Ao compartilhar uma notícia de portal francês sobre o “Botafogo em crise”, Textor chamou a reportagem de “desonesta”. Em outro momento, prometeu repor as saídas com novos reforços.

    Em outra publicação nas redes sociais, o norte-americano publicou foto de outros profissionais do departamento de futebol do Botafogo, como os membros do setor de scout, e de outras áreas.

    O post foi feito em meio às notícias do acerto de Artur Jorge com o Al-Rayyan, do Catar, e veio acompanhado da seguinte legenda: “Nomes fundamentais do Botafogo voltando para 2025".


    Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

    Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.