John Textor, proprietário da Eagle Football Holdings e controlador da SAF do Botafogo, realizou uma nova oferta para comprar o Everton, tradicional clube inglês. A informação foi divulgada pelo jornal “The Guardian” na última sexta-feira (9).
Atualmente, além do Botafogo, Textor detém o Crystal Palace, o RWD Molenbeek da Bélgica e o Lyon, da França. No entanto, para concretizar a compra do Everton, Textor enfrentará desafios significativos.
O empresário norte-americano já havia realizado uma oferta de compra em junho de 2024, porém esbarrou em detalhes que travaram a finalização da compra.
Hoje o Everton está sob a posse do empresário britânico-iraniano Farhad Moshiri, que havia acordado a venda de 94% do clube para a 777 Partners em setembro de 2023 por aproximadamente R$3,3 bilhões (£550 milhões).
Entretanto, devido a problemas nas negociações, a empresa norte-americana decidiu desistir da compra, levando Textor a apresentar uma nova oferta. Ainda segundo o “The Guardian” , a nova oferta do bilionário é a mesma realizada no mês de junho.
Troca de majoritariedade
Hoje John Textor já controla 45% do Crystal Palace e está insatisfeito por não conseguir a majoritariedade do clube, o que faz com que empresário queira investir em outro clube, sendo um dos principais motivos para realizar a nova oferta para a compra do Everton.
Além disso, as regras da Premier League proíbem a propriedade de mais de um clube na mesma divisão pela mesma pessoa. Portanto, para assumir o Everton, Textor precisaria vender o Crystal Palace de qualquer forma para finalizar a transação.