O Botafogo lida com um novo velho problema com a posição tomada por Damián Suárez, que pediu para não viajar para Salvador, onde o time enfrentou o Bahia na última quarta (7). A decisão do lateral-direito surpreendeu a comissão técnica, colocando holofotes na posição em momento decisivo da temporada.
Antes da partida contra o Bahia - na qual o Glorioso acabou eliminado da Copa do Brasil -, Damián Suárez pediu para não viajar. O jogador alega problemas pessoais na adaptação dele e da família ao Rio de Janeiro. De imediato, a direção tentou o diálogo para convencer o atleta a seguir à disposição de Artur Jorge sem sucesso.
Desta forma, o treinador português passa a ter somente Mateo Ponte, também uruguaio, para a função. Aos 21 anos, o camisa 4 mostra evolução desde que chegou ao clube, em 2023, mas ainda não é visto como preparado para assumir a titularidade. Artur Jorge, contudo, já indicou que não conta mais com Damián Suárez.
Novela até fechar com Damián Suárez
O uruguaio chegou ao clube em fevereiro para assumir a titularidade da posição. Experiente, Damián Suárez logo firmou-se na função, sendo um dos atletas mais utilizados em 2024.
O atual camisa 22, contudo, não foi a primeira opção buscada pelo clube após o fim do contrato de Di Plácido, no fim de 2023.
Ainda sob comando de Tiago Nunes, o Botafogo iniciou o ano tendo que improvisar Júnior Santos e Victor Sá na posição.
Depois, chegou a anunciar a contratação de Wilson Manafá, mas o lateral-direito português jamais embarcou para o Rio de Janeiro e o acerto “melou”.
E agora, Artur Jorge?
O Botafogo, que contava com o jogador para a sequência da temporada, afirma que não recebeu proposta pelo jogador, enquanto a imprensa uruguaia o coloca na mira do Peñarol.
Por outro lado, se o departamento de futebol não conseguiu fazer Damián Suárez de ideia, por ora, também mantém firme a posição de não liberá-lo sem uma compensação financeira.
Na liderança do Brasileirão, o Botafogo volta a campo no domingo (11), contra o Juventude, em Caxias do Sul.
Na Libertadores, os confrontos das oitavas de final contra o Palmeiras serão nos dias 14 e 21 de agosto, no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente.