O Botafogo encontrou dificuldades e não venceu as três partidas que disputou após as confirmações das lesões de Júnior Santos e Eduardo. Após o empate com o Bahia, pela Copa do Brasil, o técnico Artur Jorge avaliou cenário e afirmou que faz parte do seu trabalho encontrar as soluções no elenco que tem à disposição.
"É a dificuldade que todos temos quando não temos o elenco à disposição. Seja eu ou outro técnico de outra equipe. As soluções que temos procurado encontrar estão aqui dentro. Procurar, em alguns jogadores, funções, posições novas que têm que preencher. Isso faz trabalho de uma temporada”, afirmou Artur Jorge.
“Há situações em que temos dificuldades por excesso de gente para jogar, todos competindo para jogar, e há outras situações em que existem limitações. Faz parte do trabalho”, concluiu.
Artur Jorge tem como prática fazer mudanças pontuais a cada jogo, mas mantém o esquema com uma linha ofensiva de quatro homens ao atacar.
Com opções mais escassas nos últimos jogos - além de Júnior Santos e Eduardo, Jeffinho está lesionado e Almada está nos Jogos de Paris -, o técnico já buscou novas soluções.
Contra o São Paulo, Tchê Tchê foi adiantado ao lado de Savarino, Luiz Henrique e Tiquinho Soares.
Contra o Cruzeiro, Tiquinho e Savarino foram mantidos, com Igor Jesus e Romero entraram na formação.
Contra o Bahia, foi a vez de Carlos Alberto ganhar chance com Igor Jesus, Luiz Henrique e Savarino.
Ao mesmo tempo que busca encontrar soluções, Artur Jorge lida com as críticas vindo das arquibancadas.
Após o empate com o Bahia, parte dos 20 mil torcedores presentes no Nilton Santos vaiou a equipe, mas o técnico encara com naturalidade.
“Em função do que são os resultados, podem estar mais ou menos satisfeitos. Compete a nós darmos alegrias para sermos mais vezes saudados e apoiados por nossa torcida”, afirmou.
Os próximos compromissos
Botafogo e Bahia decidem a vaga na próxima fase na quarta, dia 7 de agosto, às 19h (de Brasília) na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Antes, as equipes disputam a 21ª rodada do Brasileirão. O Botafogo visita o Atlético-GO, no sábado (3) às 20h, no Antônio Accioly.
O Bahia volta ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, no domingo (4) às 16h, no Maracanã.