O Botafogo é mais líder do que nunca. E agora, campeão do primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (30), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Glorioso atropelou o Coritiba, por 4 a 1, e não pode mais ser alcançado por ninguém. Pelo menos nos primeiros 19 jogos.
Tiquinho Soares e Gustavo Sauer, ambos duas vezes, marcaram os gols do Botafogo na goleada. Bruno Gomes descontou para o Coxa, ainda no primeiro tempo, em um lindo gol de cobertura.
Como fica a classificação
O espetacular Botafogo chegou aos 43 pontos em 17 partidas na competição. Ao todo, o Glorioso soma 14 vitórias, um empate e somente duas derrotas. O aproveitamento é de 84% dos pontos disputados.
Já o Coxa, que não perdia há quatro jogos, teve sua reação parada pelo líder do Brasileiro. A equipe segue na zona de rebaixamento com 14 pontos conquistados.
Campeão do primeiro turno
Ninguém mais pega o Botafogo no primeiro turno. Com a vitória sobre o Coritiba, o Glorioso chegou aos 43 pontos e garantiu o título simbólico do primeiro turno do Brasileiro. Além disso, a equipe já possui a segunda melhor campanha de toda a história.
E o recorde pode ser batido. Faltando duas rodadas, se o Glorioso vencer Cruzeiro e Internacional, chegará aos 49 pontos e passará o Corinthians de 2017, que fez 47 pontos nos 19 primeiros jogos. O Glorioso pode empatar e superar no saldo de gols.
Início animado
O confronto no Nilton Santos precisou de apenas dez minutos para saírem os dois primeiros gols. E surpreendentemente, um de cada lado. Primeiro, logo com dois minutos, Gustavo Sauer marcou um belo gol.
Mas se a disputa era de belos gols, o de Bruno Gomes foi uma verdadeira pintura. Ele pegou Lucas Perri adiantado e igualou o jogo para o Coritiba, antes dos dez minutos do primeiro tempo.
Efeito Gustavo Sauer
Bruno Lage colocou Gustavo Sauer para iniciar o confronto entre os titulares, deixando Junior Santos no banco. E a estrela do treinador e do camisa 10 brilhou no primeiro tempo.
Vindo de atuações ruins em jogos anteriores, Sauer marcou dois dos três gols do Glorioso na etapa inicial, além da assistência para Tiquinho marcar e deixar o Botafogo tranquilo na partida: 3 a 1 em 45 minutos.
Tiquinho 50 jogos
Um dos grandes ídolos do atual time do Botafogo, o artilheiro do Brasileiro Tiquinho Soares atingiu a importante marca de 50 jogos com a camisa do Glorioso. Nesta tarde, o camisa 9 marcou mais duas vezes, chegando a 13 na Série A. Ao todo são 30 gols e nove assistências. Uma média espetacular.
No primeiro tempo, ele desafogou a equipe quando o jogo estava 1 a 1 e o Coxa teve um gol anulado, após revisão no VAR. Na segunda etapa, aproveitou para completar o marcador, logo no início do segundo tempo. Os dois gols foram de cabeça.
Botafogo volta a sofrer gol em casa
Demorou, mas o Glorioso foi vazado no Estádio Nilton Santos. Depois de sofrer gol na estreia, diante do São Paulo, o Botafogo demorou sete jogos para voltar a ver um rival comemorando em seu estádio. Palmas para Bruno Gomes.
O Glorioso chegou a levar o segundo gol, marcado por Robson, mas a arbitragem, com auxílio do VAR, viu falta de Diogo Oliveira em Tchê Tchê, no início da jogada, e o gol, que seria da virada do Coxa, acabou sendo anulado.
Botafogo 4x1 Coritiba
Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido, Philipe Sampaio, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo Barbosa) e Eduardo (Lucas Fernandes); Gustavo Sauer (Segóvia), Victor Sá (Junior Santos) e Tiquinho Soares (Janderson). Técnico: Bruno Lage.
Coritiba
Gabriel; Natanael (Diogo Batista), Kuscevic, Henrique e Jamerson; Andrey, Bruno Gomes (Lucas Barbosa), Matheus Bianchi (Fransérgio) e Marcelino Moreno; Robson (Garcez) e Diogo Oliveira (Edu). Técnico: Thiago Kosloski
Gols: Gustavo Sauer (2 min 1ºT e 47 min 1ºT), Tiquinho Soares (35 min 1ºT e 4 min 2ºT) para o Botafogo; Bruno Gomes (8 min 1ºT) para o Coritiba
Cartões amarelos: Eduardo (BOT); Natanael, Robson, Matheus Bianqui (CTB)
Cartão Vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 30 de julho de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)