O acordo de patrocínio do
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O Schwatzgelb Dortmund, jornal da torcida do clube, publicou uma moção em nome do grupo de torcedores ‘Heinrich Czerkus’, pedindo ao clube que rescinda o acordo com a Rheinmetall “o mais rápido possível”, e que ele não seja estendido além do fim de seu mandato em 2026 “sob nenhuma circunstância”.
A Rheinmetall é a maior fabricante mundial de munição de artilharia e espera fazer vendas recordes de cerca de 10 bilhões de euros (R$ 57,5 bilhões) este ano.
Schwatzgelb diz em seu site que a colaboração de três anos com o Rheinmetall, anunciada pelo clube em maio, foi uma grande surpresa para a maioria dos fãs. O acordo foi anunciado três dias antes da derrota do Dortmund para o Real Madrid na final da Champions League.
O patrocínio, desde então, moldou a imagem externa do clube. Para muitos Schwatzgelbe (fãs do Dortmund), isso coloca sua identificação como membros do Borussia Dortmund em questão.
Além dos Schwatzgelbe, outros torcedores do Dortmund já mostraram sua oposição ao acordo com protestos durante o primeiro jogo do Campeonato Alemão da temporada em agosto.
O Rheinmetall anunciou em fevereiro a construção de uma nova fábrica em Unterluess, no norte da Alemanha, com capacidade de produção anual para 200.000 projéteis de artilharia, 1.900 toneladas de explosivos e possivelmente motores de foguete e ogivas. “Aqueles que fabricam armas de guerra não lucram com a paz, mas com a guerra”, diz o protesto da Schwatzgelb.
Com agência