A Conmebol divulgou, na tarde dessa terça-feira (17), a divisão dos potes para o sorteio das fases iniciais da
O critério estabelecido para o sorteio foi a posição de cada clube no ranking da Conmebol. Restam, no entanto, duas vagas a serem preenchidas na Liberta do ano que vem: uma da Bolívia (que será de Bolívar ou The Strongest) e uma da Colômbia (Millonarios ou Tolima).
À Itatiaia, a confederação explicou que esses clubes entrarão no sorteio como se estivessem sem ranking. Isso coloca o Bahia como o sétimo melhor colocado (77º, no ranking geral) entre os times que disputarão a segunda fase da competição e, consequentemente, no pote 1. Essa informação foi divulgada inicialmente pela ESPN.
Ao lado do Esquadrão de Aço, integram o pote 1 os seguintes clubes: Boca Juniors-ARG, Corinthians, Cerro Porteño-PAR, Barcelona-EQU, Santa Fé-COL, Melgar-PER, Ñublense-CHI.
Os adversários do Tricolor na 2ª fase podem ser, portanto, os seguintes: Deportes Iquique-CHI, Boston River-URU, Universidad Central-VEN, representante da Bolívia (The Strongest ou Bolívar), representante da Colômbia (Millonarios ou Tolima) ou os três clubes que se classificarem da primeira fase.
Na primeira fase, até o momento, cinco equipes estão garantidas: El Nacional-COL, Nacional-PAR, Alianza Lima-PER, Defensor Sporting-URU e Monagas-VEN. Resta ainda a definição de um time da Bolívia.
Veja a divisão completa dos potes
- Pote 1 - Boca Juniors-ARG, Corinthians, Cerro Porteño-PAR, Barcelona-EQU, Santa Fé-COL, Melgar-PER, Bahia e Ñublense-CHI;
- Pote 2 - Deportes Iquique-CHI, Boston River-URU, Universidad Central-VEN, representante da Bolívia (The Strongest ou Bolívar), representante da Colômbia (Millonarios ou Tolima) e os três clubes que se classificarem da primeira fase.