Até o momento, o Atlético foi o único time da parte de cima da tabela que o Bahia venceu no returno da Série A do Campeonato Brasileiro. Atualmente na 10ª posição, com 41 pontos, o Galo foi derrotado pelo time tricolor na 26ª rodada da competição nacional, por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Nos outros sete jogos que fez contra equipes do “Top 10" do Brasileirão, o Esquadrão de Aço acumulou três empates e quatro derrotas, com cinco gols marcados e 14 sofridos. O aproveitamento geral nesses confrontos é de 25%.
Não é à toa que o elenco comandado por Rogério Ceni caiu de produção na metade final do certame. Com 15 pontos conquistados em 13 rodadas, o Tricolor tem apenas a 12ª melhor campanha do segundo turno.
Neste momento, o clube baiano está dentro da zona de classificação para a Libertadores: é o sétimo colocado do Brasileirão, com 46 pontos. Ainda assim, o momento é ruim.
O golpe mais duro veio nessa terça (5), com a derrota para o São Paulo por 3 a 0, dentro da Arena Fonte Nova. O Bahia não levava três gols como mandante desde novembro do ano passado. Na ocasião, foi derrotado pelo Cuiabá pelo mesmo placar.
Jogos do Bahia contra times do ‘Top 10' no returno
- Bahia 1 x 1 Internacional
- Bahia 0 x 0 Botafogo
- Bahia 3 x 0 Atlético
- Fortaleza 4 x 1 Bahia
- Bahia 0 x 1 Flamengo
- Cruzeiro 1 x 1 Bahia
- Vasco 3 x 2 Bahia
- Bahia 0 x 3 São Paulo
Torcida pressiona
Contra Ceni e o Esquadrão, pesa a pressão da torcida. Bem antes fim do jogo contra o São Paulo, nessa terça, a Arena Fonte Nova estava praticamente vazia. Até mesmo parte da Bamor, principal organizada do clube, já havia deixado o local.
A véspera do confronto contra o Tricolor paulista, inclusive, foi marcada por uma ameaça ao treinador. O Viaduto da Avenida Presidente Castelo Branco, que fica próximo à Fonte, amanheceu com um boneco com o rosto do profissional pendurado e enforcado, além de faixas de protesto contra os jogadores do tricolor.
Ceni evitou comentar sobre o ocorrido, mas reclamou das vaias da torcida direcionada aos jogadores durante o duelo com o São Paulo.
Sequência final
Até o final do Brasileirão, o Bahia terá seis adversários pela frente: Juventude (fora), Palmeiras (em casa), Athletico-PR (em casa), Cuiabá (fora), Corinthians (fora) e Atlético-GO (em casa).
O próximo compromisso, contra o Ju, será no sábado (9), no Alfredo Jaconi, pela 33ª rodada do Brasileirão. A bola rolará para o confronto a partir das 19h (de Brasília).