Considerado uma das grandes promessas da base do
“Foi uma experiência incrível estar na Seleção Brasileira, e poder vivenciar esse ambiente. O contato com os outros atletas e também com toda a comissão técnica foi muito importante, e aprendi muito nesses dias que estive na Granja Comary. Tenho certeza que vou levar tudo que aprendi na seleção para a sequência de minha carreira, buscando sempre evoluir como atleta”, afirmou o jogador.
Quem é Ruan Pablo?
Atualmente com 16 anos, Ruan Pablo se tornou, em 23 de julho, o atleta mais jovem a vestir a camisa do time profissional do Bahia. O atleta participou do empate com o Esquadrão com o Atlético-GO, na última rodada do primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro.
No ano passado, o jovem ganhou destaque na imprensa internacional. Em novembro de 2023, o jornal AS, da Espanha, publicou uma matéria com o seguinte título: “Ruan Pablo: outro fenômeno que está por vir”.
O texto destacava a capacidade física e técnica de Ruan Pablo. “Ruan Pablo é um atacante de 2008, 1,83m de altura, poderoso, com ótima movimentação de ambas as pernas e um mano a mano devastador. Um talento avassalador para o qual já foi desencadeada uma carreira na Europa. Os grandes clubes da Inglaterra e também da Espanha já abordaram o jogador para segui-lo (...) Outro caso de Endrick ou Vitor Roque já pode estar se formando”, diz um trecho da matéria.
Em 2024, o atleta foi promovido à equipe Sub-20 do Bahia, pela qual disputou Copa São Paulo de Futebol Júnior, Brasileirão Sub-20 e Campeonato Baiano. Ele marcou seis gols em 24 partidas na categoria.
Ruan Pablo, atacante do Bahia, dribla Rony, do Atlético-GO, em sua estreia como profissional
Foco no Bahia
Depois do período de treinos com a Seleção Sub-16, Ruan Pablo volta a ficar à disposição do elenco do Bahia. O Esquadrão de Aço está envolvido na disputa do Brasileirão e da Copa do Brasil. No dia 12 de setembro, enfrenta o Flamengo pelo jogo de volta das quartas de final da competição de mata-mata.
“Espero voltar ainda mais forte para minha sequência no Bahia. Buscarei entregar o meu melhor no clube, buscando os objetivos da equipe na temporada, para seguir progredindo na evolução de minha carreira, ajudar os meus companheiros de clube, e me preparar para que se tudo der certo, possa ter novas oportunidades na Seleção”, disse o jogador.