Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

As estreias de Ceni: relembre como foram as largadas do técnico do Bahia

Treinador tem três vitórias, um empate e duas derrotas em estreias como treinador

Novo técnico do Bahia, Rogério Ceni tem o primeiro jogo marcado pelo Tricolor para esta quinta-feira (14), contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Será a sétima vez na carreira do treinador de 50 anos em que ele faz uma estreia no comando de uma equipe. Antes já esteou duas vezes pelo São Paulo, duas pelo Fortaleza, e uma por Flamengo e Cruzeiro.

Com contrato assinado com o Esquadrão até 2025, Rogério Ceni espera começar com o pé direito na nova casa. O histórico de estreias do treinador tem um saldo positivo. Das seis largadas, o técnico venceu três, empatou uma e perdeu em duas oportunidades.

“Viver sem vencer não é possível. Não admito estar em um clube desse tamanho sem ter vitórias. Nesses dois confrontos [Coritiba e Santos], a gente precisa trazer pontos e depois temos um espaço e espero que a gente consiga um bom resultado, porque sei que a torcida do Bahia faz a diferença”, comentou o técnico, na sua primeira entrevista coletiva.

Na estreia como técnico, pelo São Paulo, em 2017, Ceni não começou bem: derrota fora de casa por 4 a 2 para o Osasco Audax, pelo Campeonato Paulista. De volta ao Tricolor, em 2021, novo tropeço, desta vez no Morumbi, ao empatar com o Ceará, por 1 a 1, pelo Brasileirão.

No clube em que foi mais vitorioso na carreira, o Fortaleza (campeão da Série B, da Copa do Nordeste e dois Estaduais), o começo em 2018 foi avassalador: 4 a 0 sobre o Uniclinic, fora de casa, com quatro gols de Gustavo. Na segunda estreia pelo Leão do Pici, em 2019, mais um triunfo: 1 a 0 sobre o Botafogo, pelo Brasileirão.

Com o Cruzeiro, naquela que foi a sua pior experiência como técnico, o início ludibriou: êxito por 2 a 0 sobre o Santos, no Mineirão, com gols de Fred e Thiago Neves. Ele ficaria apenas oito jogos à frente do time.

No Flamengo, em 2020, clube em que conquistou o seu maior título, o Brasileirão daquele ano, o início não foi bom: derrota em pleno Maracanã, por 2 a 1, para o ex-clube São Paulo. Estreias que deixam uma lição: nem sempre o que começa bem, termina bem; e o que começa mal, termina mal.

Estreias de Rogério Ceni

5 de fevereiro de 2017 - estreia como treinador no São Paulo

  • Osasco Audax 4 x 2 São Paulo

17 de janeiro de 2018 - estreia no Fortaleza

  • Uniclinic 0 x 4 Fortaleza

18 de agosto de 2019 - estreia no Cruzeiro

  • Cruzeiro 2 x 0 Santos

30 de setembro de 2019 - segunda estreia no Fortaleza

  • Fortaleza 1 x 0 Botafogo

11 de novembro de 2020 - estreia no Flamengo

  • Flamengo 1 x 2 São Paulo

13 de outubro de 2021 - segunda estreia no São Paulo

  • São Paulo 1 x 1 Ceará

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Leia mais