Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Pepa, Ceni e mais: veja 20 técnicos disponíveis que podem entrar na mira do Bahia

Direção do Esquadrão está no mercado em busca de um substituto para Renato Paiva, que pediu demissão nesta quarta-feira (6)

o português Pepa comandou o Cruzeiro nesta temporada

O Bahia está no mercado em busca de um novo técnico. Sem Renato Paiva, que surpreendeu à direção ao pedir demissão nesta terça-feira (6), o Esquadrão agora corre contra o tempo para encontrar um substituto para o treinador português.

A Itatiaia listou 20 nomes, entre brasileiros e estrangeiros, que podem entrar na mira do Grupo City para comandar o Bahia nesta reta final do Campeonato Brasileiro.

O Esquadrão ocupa neste momento a 16ª posição, uma acima da zona de rebaixamento, com 22 pontos conquistados em 22 rodadas. A equipe vem de uma derrota para o Botafogo e um empate, na Fonte Nova, com o Vasco.

Abaixo, veja alguns dos treinadores brasileiros livres no mercado neste momento. Importante destacar que, depois da transformação em SAF, foram contratados apenas estrangeiros.

Treinadores brasileiros livres no mercado

Alex

No início da temporada, Alex se despediu do Avaí após 18 jogos. No comando do Leão, foram seis vitórias, quatro empates e oito derrotas. Anteriormente, ele havia treinado o sub-20 do São Paulo.

Em Florianópolis, o Avaí, de Alex, foi eliminado pelo Criciúma no Campeonato Catarinense e para o Retrô-PE na 1ª fase da Copa do Brasil. Recentemente, o ídolo passou um período na Toca da Raposa acompanhando o trabalho de Pepa.

Antes da contratação de Pepa, o “Talento Azul” foi um dos entrevistados pelo grupo de Ronaldo para assumir o cargo, o que não aconteceu.

Rogério Ceni

Anunciado pelo São Paulo em outubro de 2021, Rogério Ceni ficou quase 18 meses como técnico do Tricolor na segunda passagem. Vice-campeão da Copa Sul-Americana e do Campeonato Paulista, ambos no ano passado, Ceni passou por altos e baixos durante o período.

Ao todo, foram 107 jogos na segunda passagem, com 50 vitórias, 28 empates e 29 derrotas. O ex-goleiro, que já passou pela Toca da Raposa, está livre.

Mano Menezes

Bicampeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro, Mano Menezes, 61 anos, está desempregado desde que deixou o Internacional, em julho de 2023. Livre no mercado, o gaúcho passou pelo CT Evaristo de Macedo em 2020, quando comandou a equipe em apenas 21 jogos, com sete vitórias, um empate e 13 derrotas.

Pepa

Contratado em 20 de março deste ano, Pepa chegou ao Cruzeiro para substituir Paulo Pezzolano, que deixou o clube antes de assumir o Real Valladolid, da Espanha. O português dirigiu o clube mineiro em 25 jogos e conseguiu sete vitórias, além de oito empates e 10 derrotas. Ele está livre no mercado desde o dia 29 de agosto.

Maurício Barbieri

Com experiência em trabalhar em clubes que se tornaram SAF, como Red Bull Bragantino e Vasco, Maurício Barbieri está livre no mercado desde que deixou o comando do time carioca.

Odair Hellmann

O treinador está livre no mercado desde que deixou o Santos em junho de 2023. No Brasil, ele também, passou por Internacional e Fluminense. A experiência fora do país foi no Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.

Roger Machado

Outro com passagem pelo Bahia. Roger comandou o Bahia entre 2019 e 2020. Em 74 partidas, foram 30 vitórias, 22 empates e 22 derrotas. O aproveitamento foi de 50%.

Técnico do Grêmio de fevereiro a setembro do ano passado, Roger Machado foi demitido após uma sequência de maus resultados na Série B. Campeão do Campeonato Gaúcho e da Recopa Gaúcha em 2022, Roger somou 17 vitórias, 12 empates e oito derrotas pelo Tricolor no ano passado.

Roger foi anunciado em 14 de fevereiro. Nos 199 dias à frente do clube nesta passagem, comandou o time em 37 jogos. Foram 17 vitórias, 12 empates e oito derrotas, com 56,7% de aproveitamento. Foi campeão do Gauchão e da Recopa Gaúcha.

Tite

Técnico da Seleção Brasileira por seis anos e meio, Tite deixou a Granja Comary após a eliminação na Copa do Mundo do Catar. Pelo Brasil, foram 81 jogos, com 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas.

Cuca

Cuca fez apenas dois jogos no comando do Corinthians este ano e ficou no clube paulista por menos de sete dias. Condenado por estupro em 1989, na Suíça, o treinador sofreu pressão por parte da torcida corintiana, que pediu a demissão de Cuca junto à diretoria. No Timão, venceu uma partida e perdeu outra.

Lisca

Nome histórico do América, Lisca não deixou saudades no Santos. Com um desempenho irregular no Brasileirão, o treinador gaúcho foi demitido do cargo em setembro de 2022, com apenas oito jogos.

No geral, foram duas vitórias, três empates e três derrotas pela equipe santista. O gaúcho também treinou o Avaí em 2022, sem sucesso.

Veja lista de estrangeiros livres no mercado

Vítor Pereira

O português Vítor Pereira coleciona momentos conturbados no Brasil. O técnico assumiu o Corinthians em fevereiro de 2022 e, apesar dos bons números acumulados, sofreu com problemas internos, principalmente com Roger Guedes, destaque do time. Ainda assim, ele levou o Timão à final da Copa do Brasil, mas foi derrotado para o Flamengo nos pênaltis.

Vítor Pereira havia assinado com o Corinthians por apenas um ano e não desejou renovar o contrato. Ele alegou que precisava resolver problemas pessoais em Portugal, porém, semanas após a recusa, o técnico aceitou treinar o Flamengo, o que chateou a diretoria paulista. No Rubro-Negro, foi eliminado do Mundial de Clubes e no Campeonato Carioca, o que resultou em sua demissão, em abril. Desde então, ele está sem clube.

Marcelo Gallardo

Maior técnico da história do River Plate, Marcelo Gallardo está sem clube desde outubro de 2022, quando anunciou a saída do gigante argentino após oito anos. Ele chegou a ser sondado por grandes times do futebol brasileiro, como Atlético, Internacional e Flamengo, mas nenhuma negociação foi firmada. Recentemente, o comandante teve o nome cotado no Olympique Marseille, da França.

Carlos Carvalhal

Um dos nomes portugueses mais especulados no futebol brasileiro nos últimos anos, Carlos Carvalhal está sem clube desde junho, quando deixou o Celta de Vigo, da Espanha. Considerado um especialista em copas, o técnico acumulou títulos em seu país natal, sob o comando do Vitória de Setúbal, do Marítimo e do Braga. Na Turquia, ele venceu a copa nacional pelo Beşiktaş.

Alexander Medina

Alexander Medina está sem clube desde fevereiro, quando não resistiu e foi demitido do comando do Vélez Sarsfield. No Sul do Brasil, o comandante teve passagem pouco marcante no Internacional, em 2022. O treinador fez o trabalho de maior destaque em seu país natal, quando venceu os torneios Apertura e Intermédio em 2018.

Reinaldo Rueda

Um dos mais renomados técnicos do futebol colombiano, Reinaldo Rueda já viveu momento marcante junto do Cruzeiro. O treinador esteve à beira do campo sob o comando do Flamengo na final da Copa do Brasil de 2017, vencida pela Raposa nos pênaltis. Após passar pelo Rubro-Negro Carioca, ele treinou a Seleção do Chile, de 2018 a 2020, e da Colômbia, em 2021 e 2022 (seu último trabalho).

Diego Alonso

Marcado por ter um sistema de jogo conservador, Diego Alonso está livre no mercado de transferências desde que deixou a Seleção Uruguaia após eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. Anteriormente, ele foi campeão do Campeonato Mexicano e da Liga dos Campeões da CONCACAF pelo Pachuca, em 2016. Pelo Monterrey, repetiu o feito e conquistou novamente o torneio continental, em 2019.

André Villas-Boas

Com gigantes no currículo, o português André Villas-Boas está sem clube desde 2021, quando deixou o Olympique de Marseille, da França. Anteriormente, ele empilhou taças em Portugal, sob o comando do Porto, e na Rússia, ao dirigir o Zenit. Os bons números fizeram ele assumir gigantes do futebol inglês, como os londrinos Chelsea e Tottenham. Recentemente, teve o nome na lista de interesse do Flamengo e do Corinthians.

Domènec Torrent

Auxiliar técnico de Pep Guardiola durante mais de uma década, Domènec Torrent passou pelo Brasil em 2020 com a dura missão de assumir o lugar Jorge Jesus no Flamengo. Após muita cobrança, ele foi demitido em menos de cinco meses. Posteriormente, o espanhol treinou o Galatasaray, da Turquia, e fez trabalho pouco animador. Desde junho de 2022 está sem clube.

Gustavo Alfaro

Gustavo Alfaro soma títulos no futebol argentino na década passada. Sob o comando do Arsenal, ele venceu Torneio Clausura, Supercopa Nacional e a Copa Sul-Americana. Em 2020, foi campeão do Campeonato Argentino pela primeira vez com o Boca Juniors. Seu último trabalho foi sob o comando da Seleção Equatoriana, em 2022.

Ricardo Gareca

Um dos mais emblemáticos técnicos do futebol sul-americano na última década, Ricardo Gareca levou a Seleção Peruana de volta à Copa do Mundo em 2018 após 32 anos. Recentemente, em junho, ele pediu demissão do Vélez após 12 jogos e está sem clube desde então. O argentino passou pelo Brasil em 2014, quando treinou o Palmeiras.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.