Rubens foi um coringa do Atlético na temporada 2024. Meio-campista durante toda a passagem nas divisões de base do Galo, ele foi utilizado majoritariamente como lateral-esquerdo neste ano. E o jogador de 23 anos revelou como deseja atuar em 2025.
Ele foi o herói do Atlético na última rodada do Campeonato Brasileiro. Atuando mais avançado, no meio-campo, ele sofreu o pênalti contra o Athletico-PR, na Arena MRV. Hulk perdeu a cobrança, mas o próprio Rubens pegou o rebote, finalizou para as redes e garantiu a vitória por 1 a 0. O resultado garantiu o Galo na Sul-Americana de 2025.
Após a partida do último domingo (8), Rubens deixou claro que gosta mais de atuar como meio-campista. Ele pretende jogar mais vezes em sua posição de origem no próximo ano.
“Eu prefiro sim, não vou negar. Prefiro jogar onde eu joguei hoje (domingo), porque ali consigo apoiar um pouco e ajudar bastante na defesa, como foi hoje. Me sinto mais à vontade sim atuando na posição de hoje”, disse Rubens após a última partida da temporada.
Como lateral-esquerdo, Rubens recebeu críticas dos torcedores por atuações inconstantes. Em muitas partidas, ele fez ‘dobradinhas’ com Guilherme Arana, mas a estratégia do ex-técnico da equipe, Gabriel Milito, nem sempre funcionou.
Rubens entrou em campo 36 vezes neste ano, sendo 19 como titular e outras 17 saindo do banco de reservas. Ele fez três gols e duas assistências.