Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético será ‘mandante’ da final da Libertadores e já tem local de treino definido

Com melhor campanha do que possíveis rivais, Galo será o time A na decisão em Buenos Aires; elenco treinará no CT do Defensa Y Justicia

Atlético empatou com o River Plate na Argentina e avançou à final da Copa Libertadores

Com melhor campanha na competição do que os possíveis rivais na final da Copa Libertadores, o Atlético será o time A na partida de 30 de novembro. O jogo está marcado para o estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, mesmo local no qual o Galo empatou com o River Plate por 0 a 0, na noite de terça-feira (29), e se garantiu em sua segunda decisão do torneio organizado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana).

O adversário será definido nesta quarta-feira (30). O Botafogo goleou o Peñarol-URU na ida, no Rio, por 5 a 0 e pode perder até por quatro gols de diferença no estádio Centenário, em Montevidéu, que avança à decisão.

Ser o time A, ou o “mandante” da final, tem algumas vantagens:

  • O Galo jogará com seu uniforme número 1;
  • Usará o vestiário principal do estádio designado para a decisão;
  • o técnico Gabriel Milito ficará no banco de reservas do mandante, no caso do Monumental onde fica o River, que normalmente está ao lado do auxiliar número 1 da arbitragem.

É com base na campanha, time A ou B, que a Conmebol define também o hotel em que a delegação ficará hospedada na capital da Argentina e o local de treinamento, que também é designado pela confederação.

Onde o Galo vai treinar?

O Atlético treinará, segundo informou a Conmebol , no centro de treinamento do Defensa Y Justicia. O Prédio “Campeones Del Mundo” é um moderno complexo, inaugurado no fim de 2023, que conta com três campos para treinamento, além de amplos vestiários, sala de conferência, sala de reunião e alojamentos com 50 quartos.

O CT fica na cidade de Florêncio Varela, na grande Buenos Aires. O Atlético não ficará hospedado no centro de treinamento e deve ter um deslocamento até lá de cerca de 40 minutos do hotel, que estará localizado em região mais central da capital argentina.

Pelo regulamento da Libertadores, o Galo precisa desembarcar em Buenos Aires na quarta-feira, no dia 27 de novembro, portanto serão ao menos dois treinos na sede do Defensa.

O Cruzeiro treinou por lá nesta terça-feira (29), na véspera de seu jogo semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Lanús, em La Fortaleza, às 19h (de Brasília).

Botafogo ou Peñarol treinará no centro de treinamento do Tigre, também localizado na região metropolitana de Buenos Aires.

A Conmebol informa que mantém o plano de realizar a final no estádio Monumental de Nuñez, apesar do River não ter se classificado para a decisão. O estádio para mais de 80 mil pessoas é considerado grande. Se a final for entre os times brasileiros, estima-se um público entre 30 mil e 40 mil pessoas, metade da capacidade.

Já há um contrato assinado com o River Plate, mas o clube será consultado sobre a manutenção da final em seu estádio. Internamente há uma pressão por um campo menor, como o Libertadores de América, do Independiente, onde cabem 40 mil pessoas, que seria uma melhor opção para uma final Atlético x Botafogo.

Há porém vários empecilhos para uma mudança, como contratos assinados com empresas terceirizadas, que vão fazer a operação da partida, e de hospitalidade que já programaram tudo para o jogo no Monumental.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.