O atacante Paulinho, camisa 10 do Atlético, marcou mais um golaço. Desta vez, fora de campo. Nesta sexta-feira (14), ele esteve presente na Escola Municipal Marconi Issa, em Vespasiano, para celebrar o início de um trabalho social que tem intuito de reconhecer as vocações dos alunos da rede pública de ensino.
O Instituto Paulinho, criado no Rio de Janeiro, oficialmente desembarca em Minas Gerais. Criado no ano passado, atende atualmente cerca de 1.500 adolescentes e 70 professores (as) em duas escolas públicas da capital fluminense, desenvolvendo uma metodologia cujo objetivo é identificar, promover e desenvolver competências que sejam úteis aos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, para uma melhor compreensão sobre o trabalho e para uma transformação positiva da sociedade.
“As meninas e os meninos das escolas públicas de todo o país estão sendo avaliados somente pelas notas que tiram nas matérias tradicionais. Acabamos deixando de lado potencialidades que podem permitir a esses adolescentes serem o que eles quiserem ser. Nosso trabalho está ajudando as escolas nessa identificação e no que fazer com essas potencialidades. Já visitei a Marconi Issa, é uma escola incrível. Estamos muito animados para começar o trabalho aqui”, conta Ana Christina, mãe de Paulinho e presidente do Instituto.
O Instituto Paulinho acredita que a troca do discurso simplista do boletim vermelho, da rebeldia juvenil e da ociosidade perigosa, por um olhar criterioso sobre os potenciais das juventudes possibilitará às escolas e às organizações da sociedade civil uma atuação mais estratégica, de longo prazo e, sobretudo, conectada aos principais agentes do nosso futuro.
Paulinho inicia o trabalho do Intituto em Minas Gerais
Para isso, a equipe do Instituto vem desenvolvendo uma série de atividades em parceria com as escolas e capacitando as professoras da rede pública de ensino.
“As escolas brasileiras têm muitas carências e muita potência ao mesmo tempo. Tenho certeza que podemos ajudar, lado a lado com as professoras, com quem já vem nessa caminhada, nessa construção de uma geração potente, identificada e capaz de seguir o caminho que quiser”, finaliza Ana Christina.
Parceria com o Instituto Galo
A inauguração das atividades do Instituto Paulinho é uma parceria com o Instituto Galo, braço-social do Atlético. Juntas, as instituições pretendem ampliar essa atuação, levando o trabalho para outros escolas públicas de Belo Horizonte.
O Instituto Paulinho já tem atividades no Rio de Janeiro; agora chega de vez a Minas Gerais