Ouvindo...

Times

Artilheiro do Atlético, Paulinho inaugura trabalho social em Vespasiano

O Instituto Paulinho promoverá atividades na Escola Municipal Marconi Issa

O atacante Paulinho, camisa 10 do Atlético, marcou mais um golaço. Desta vez, fora de campo. Nesta sexta-feira (14), ele esteve presente na Escola Municipal Marconi Issa, em Vespasiano, para celebrar o início de um trabalho social que tem intuito de reconhecer as vocações dos alunos da rede pública de ensino.

O Instituto Paulinho, criado no Rio de Janeiro, oficialmente desembarca em Minas Gerais. Criado no ano passado, atende atualmente cerca de 1.500 adolescentes e 70 professores (as) em duas escolas públicas da capital fluminense, desenvolvendo uma metodologia cujo objetivo é identificar, promover e desenvolver competências que sejam úteis aos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, para uma melhor compreensão sobre o trabalho e para uma transformação positiva da sociedade.

Leia também

“As meninas e os meninos das escolas públicas de todo o país estão sendo avaliados somente pelas notas que tiram nas matérias tradicionais. Acabamos deixando de lado potencialidades que podem permitir a esses adolescentes serem o que eles quiserem ser. Nosso trabalho está ajudando as escolas nessa identificação e no que fazer com essas potencialidades. Já visitei a Marconi Issa, é uma escola incrível. Estamos muito animados para começar o trabalho aqui”, conta Ana Christina, mãe de Paulinho e presidente do Instituto.

O Instituto Paulinho acredita que a troca do discurso simplista do boletim vermelho, da rebeldia juvenil e da ociosidade perigosa, por um olhar criterioso sobre os potenciais das juventudes possibilitará às escolas e às organizações da sociedade civil uma atuação mais estratégica, de longo prazo e, sobretudo, conectada aos principais agentes do nosso futuro.

Para isso, a equipe do Instituto vem desenvolvendo uma série de atividades em parceria com as escolas e capacitando as professoras da rede pública de ensino.

“As escolas brasileiras têm muitas carências e muita potência ao mesmo tempo. Tenho certeza que podemos ajudar, lado a lado com as professoras, com quem já vem nessa caminhada, nessa construção de uma geração potente, identificada e capaz de seguir o caminho que quiser”, finaliza Ana Christina.

Parceria com o Instituto Galo

A inauguração das atividades do Instituto Paulinho é uma parceria com o Instituto Galo, braço-social do Atlético. Juntas, as instituições pretendem ampliar essa atuação, levando o trabalho para outros escolas públicas de Belo Horizonte.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Leia mais